A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) (assim como o STIU-DF) participaram no dia 27/01 de seminário sobre o Estatuto das Estatais, em Brasília. O fórum, muito representativo, contou com a presença de centrais sindicais, federações de trabalhadores de diversos ramos e parlamentares. Todas as entidades reafirmaram o compromisso de lutar contra o Projeto de Lei no Senado 555/15, que tem por objetivo desmontar a atual estrutura do Estado brasileiro, privatizando todas as empresas públicas no Brasil.

Para barrar o PLS 555/2015, decisões importantes foram tomadas no Seminário. São elas: realizar o Encontro Nacional em Defesa das Empresas Públicas, recepcionar os parlamentares no aeroporto de Brasília na próxima semana, postar mensagens nas redes sociais com a hashtag#NãoaoPLS555, realizar abaixo-assinado virtual, elaborar Nota Técnica sobre o PLS 555, divulgar carta aos congressistas, cobrar posicionamento público do governo contra o PLS 555/2015 e cobrar posicionamento dos partidos políticos.

Caso o PLS 555 seja aprovado, o ramo urbanitário também sofrerá com seus efeitos, pois empresas de energia e saneamento poderão ter suas gestões tomadas por agentes privados, que irão abrir o controle acionário quando acharem necessário. Se isso ocorrer, os dirigentes sindicais não poderão participar dos conselhos de administração das empresas e o resultado será catastrófico para os trabalhadores. Além disso, haverá aumento das terceirizações e demissões dos efetivos. Para a população, os prejuízos também serão enormes, sobretudo a mais carente, que necessita de investimentos públicos para ter acesso a serviços essenciais como água e energia.

Por isso é fundamental que os sindicatos filiados à FNU unifiquem suas lutas com os demais movimentos. No dia 03 de fevereiro acontecerá o Dia Nacional de Luta em Defesa das Empresas Públicas. Atividades contra o PLS 555 também serão realizadas pela CUT, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, FUP, FENAE e Nova Central, que formam o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.

No dia 03/02 também está prevista à votação do PLS 555, portanto será fundamental pressionar os senadores em Brasília. A recomendação da FNU é para que os dirigentes cheguem no dia 02/02 e intensifiquem essa movimentação junto aos parlamentares.

O atual Congresso Nacional é formado em sua maioria por políticos conservadores, portanto, o momento exige total pressão e capacidade de convencimento junto aos parlamentares nos estados.

Também é preciso denunciar à sociedade os riscos que esse projeto representa. Mais do que nunca esse é o momento do enfrentamento contra um modelo de estado mínimo que querem nos impor. Portanto, a FNU conclama cada sindicato e cada trabalhador e trabalhadora a participar dessa luta!

 

DIA 03 DE FEVEREIRO, DIA NACIONAL DE LUTA EM DEFESA DAS EMPRESAS PÚBLICAS. PARTICIPE!


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF