Em tom de provocação, Temer voltou a dizer que a reforma da Previdência será aprovada ainda este ano, contrariando a opinião de 85% dos brasileiros contrários à aprovação da matéria, segundo pesquisa Vox Populi divulgada no final do ano passado. A declaração foi feita em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (15).

“Se engana quem pensa que a reforma da previdência não será realizada”, desafiou Temer.

Para o diretor do STIU-DF, Victor Frota, a classe trabalhadora precisa ficar muito atenta a essas declarações. “Temer está sinalizando ao setor financeiro que ainda tentará aprovar essa matéria extremante prejudicial aos trabalhadores. Essa reforma só interessa aos bancos, que estão lucrando muito dinheiro com previdência privada”, aponta.

Nos últimos anos, só a ameaça de reforma da Previdência fez o mercado de previdência privada oferecida por bancos crescer sete vezes acima da inflação.

No fim de semana, Temer disse em entrevista ao jornal Estado de São Paulo que vai tentar aprovar em outubro, após as eleições, a PEC 87/2016, que reforma a Previdência retirando direitos históricos dos trabalhadores e principalmente das trabalhadoras. Veja os prejuízos

A tramitação da proposta foi suspensa porque Temer ficou sem apoio para a aprovação da matéria no Congresso e decidiu decretar intervenção federal no Rio. Intervenções impedem a aprovação de emendas à Constituição.