O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) começa a oferecer um novo serviço a partir desta terça-feira (16/11). A unidade ganhou o Ambulatório para a Saúde do Viajante, que visa diminuir os riscos de propagação internacional de doenças, por meio de procedimentos e normas para a detecção adequada de enfermidades de saúde pública internacional. Por enquanto, a unidade realiza apenas agendamentos.

Quem procurar atendimento no ambulatório passará por exames preventivos, com foco nas viagens para outros países. A intenção, segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Maristela Alves, é minimizar os riscos de introdução e disseminação de doenças, assim como a prevenção de epidemias. O paciente receberá orientações sobre cuidados necessários antes e após a viagem, além de vacina específica, dependendo do local de destino. A poliomielite, febre amarela e sarampo, por exemplo, são doenças monitoradas em todos os países, principalmente naqueles onde o mal já foi erradicado, para que não haja novos focos.

Segundo informou o Hran por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, o ambulatório funcionará de segunda a sexta-feira, entre as 8h e as 12h. O agendamento poderá ser feito pelos telefones 3244-2926 e 3445-7644. A recomendação é que as pessoas procurem o serviço pelo menos 20 dias antes de viajar.

De acordo com Maristela Alves, o hospital já atende a uma demanda espontânea. “Quem precisa ir para o Haiti, por exemplo, recebe o atendimento e a orientação necessária para se prevenir contra a epidemia de cólera que aquele país enfrenta”, explica.

(Correio Braziliense)