ELN

Nos dias 7 e 8 de outubro, nas assembleias realizadas em Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e Recife com a presença massiva dos trabalhadores dessas bases, a categoria aprovou, quase por unanimidade, a contraproposta apresentada pela empresa. Uma grande vitória foi obtida com a incorporação da “Produtividade ou Mérito Coletivo” no nosso ACT, fruto da união e da persistência dos trabalhadores e de seus sindicatos na busca incessante por melhores condições e valorização no trabalho.

Os sindicatos fizeram sua parte, fornecendo todos os subsídios para que os trabalhadores pudessem decidir. No entanto, apesar da satisfação e da aprovação, a proposta da empresa ainda deixou algumas lacunas que deverão ser acompanhadas pare-passo por todos, nas reuniões de acompanhamento do ACT e nas assembleias após esses encontros, com o intuito de atuarmos incessantemente na busca de soluções que satisfaçam os anseios dos trabalhadores do Operador antes da próxima data-base, a respeito das seguintes questões:

  1. Plano de Saúde e sua abrangência;
  2. Performance Organizacional e o novo orçamento do ONS;
  3. PGCR (remuneração no 3.º quartil e o mercado pesquisado) e a lista de sugestões encaminhadas pelo GEA (e quais sugestões foram acatadas pela empresa);
  4. Produtividade e definição do índice de apuração;
  5. Melhorias no Plano Odontológico;
  6. Programa de Preparação para a Aposentadoria;
  7. Correção dos Auxílios e Incentivos (janeiro/2010).

A Intersindical lembra a todos que essas lacunas nos sinalizam um árduo trabalho pela frente. Por isso, é fundamental que a categoria faça a sua parte, filiando-se aos sindicatos e participando ativamente das discussões, representações, assembleias, pesquisas de clima etc., de forma que os seus representantes à mesa de negociação se sintam cada vez mais motivados e respaldados para exigir da empresa tudo o que foi prometido quando de  sua criação.

 

Taxa de Fortalecimento Sindical

Chegou a hora de contribuir! A responsabilidade é de todos nós!

Conforme ficou definido na assembleia do dia 14 de agosto de 2009, a taxa de fortalecimento sindical será de 3,0% (três por cento) sobre o salário-base, a ser descontada em 2 (duas) parcelas mensais e sucessivas de 1,5% (um e meio por cento) cada, e será efetivada após o encerramento das negociações salariais e aprovação do ACT 2009/2010, mediante boletim informativo à categoria (este boletim), ficando garantido o período de 10 (dez) dias úteis para apresentação da carta individual de oposição ao desconto, que deverá ser entregue pessoalmente pelo trabalhador na sede do STIU-DF. Portanto, no período de 4 de novembro a 17 de novembro (das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30), o Sindicato estará recebendo as cartas pessoais e individuais de oposição daqueles que assim o decidirem. O interessado deve comparecer pessoalmente à Secretaria do Sindicato (SCS – Quadra 6 – Bloco “A” 110 – 7.º andar – Edifício Arnaldo Villares).  Dentro de um sistema democrático e participativo, as pessoas têm o direito de fazer suas próprias escolhas, mas o STIU-DF gostaria de convidar todos os trabalhadores a uma reflexão sobre o assunto.

Contribua para que o Sindicato fique ainda mais forte e possa atender prontamente às suas expectativas!

Boletim ONS 03/2009 (versão em PDF)