FUR

A partir do dia 7 de abril, terça-feira, vamos dar continuidade a nossa campanha salarial de data-base. Neste dia, realizaremos a assembléia de apreciação das pautas nacional e específica, para serem entregues às diretorias da Eletrobrás e de Furnas.

Voltamos a afirmar a grande importância de os trabalhadores participarem desta assembleia e de todas as atividades e convocações da campanha que, sabemos, irá se desenrolar em meio a uma crise que assola gravemente os grandes países e blocos econômicos e que já repercute aqui no Brasil.

Também sabemos, e nunca foi diferente nos anos anteriores, que os representantes das empresas que participam diretamente das negociações com os sindicatos sempre fizeram uso desse tipo de acontecimento externo na tentativa de dificultar ou negar o atendimento das reivindicações dos trabalhadores.

No processo de construção da “nova” Eletrobrás, a discussão sobre unificação de benefícios e valorização dos trabalhadores é uma constante nos discursos dos coordenadores dos grupos de trabalho constituídos para viabilizar esse projeto. Os responsáveis pela preparação e implantação do novo Plano de Carreira e Remunerações são os mais enfáticos nessas afirmações.

Não estamos apostando que esse Plano será a solução dos problemas, pois ele tem como esteio principal a meritocracia, pautada em habilidades e competências, o que acaba levando as pessoas a competirem entre si e a serem mais individualistas. Além disso, existe a preocupação sobre como esse PCR será implantado e, principalmente, como vai influenciar no desfecho da nossa campanha salarial.

As preocupações e os desafios são muitos, como em todos os anos, com o diferencial da gravidade da crise econômica e da incógnita quanto à implantação do novo Plano de Cargos, o que sempre cria expectativas na classe trabalhadora.

Tudo isso só reforça o chamado do Sindicato para que todos participem da assembleia que deverá deliberar sobre os assuntos descritos no edital abaixo.

 

Boletim Furnas 03/2009 (versão em PDF)