Em resposta à publicação veiculada pelo jornal Correio Braziliense, site Metropoles, dentre outros, a respeito da remuneração dos trabalhadores e trabalhadoras da Companhia Energética de Brasília (CEB), o STIU-DF esclarece que a divulgação das informações foi feita de forma equivocada e não representa a realidade financeira da categoria eletricitária.

As publicações ocultam informações importantes, conforme acordo coletivo dos trabalhadores e trabalhadoras no período que antecede às férias, o profissional tem direito a um adicional, além de empréstimo, ressarcido à empresa ao longo do ano. Para parte dos profissionais, por conta da atividade exercida, há o pagamento de insalubridade e periculosidade, conforme estabelecido na CLT.

Destacamos que o setor elétrico é um dos que mais acontece acidente e morte no local de trabalho devido ao grande risco que a atividade traz aos eletricitários.

Ressaltamos ainda que, a CEB possui cerca de 950 trabalhadores e 50% deles estão nas faixas salariais entre R$1.950 e R$7.900 por mês. Esses profissionais atendem todos os dias mais de 1 milhão de consumidores, ou seja, 1 profissional para cada grupo 10 mil clientes em média.

O STIU-DF preza pela transparência e responsabilidade na divulgação de informações. Nesse sentido, a direção do Sindicato dos Urbanitários repudia toda e qualquer notícia que tem como objetivo causar boato ou expor de forma enganosa os trabalhadores e trabalhadoras da CEB, que arriscam a vida todos os dias para levar energia por todo Distrito Federal.