No próximo dia 15 de março, os trabalhadores e trabalhadoras de Furnas vão cruzar os braços contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287 que reforma o sistema previdenciário e restringe o acesso à aposentadoria para homens e mulheres, do campo e da cidade. A decisão foi aprovada em assembleia, nesta segunda-feira (13), por ampla maioria dos eletricitários lotados em Brasília, Serra da Mesa e Gurupi.

Na ocasião, os representantes do STIU-DF informaram a categoria sobre o Plano de Aposentadoria Extraordinário – PAE da Eletrobras, sobre a Participação nos Lucros e Resultados de 2015. Além disso, tratou do Banco de Horas e do Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas (ENTFU).

O dirigente sindical do STIU-DF, David Oliveira, explicou que no dia 8 passado, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) se reuniu com representantes da Eletrobras para apresentação do PAE às entidades. Anteriormente, o presidente da Holding, Wilson Pinto, havia anunciado que o plano abarcaria um incentivo de 0,65% de uma remuneração por ano trabalhado sem limites, piso de 275mil reais e 5 anos de plano de saúde.

Acontece que na reunião, a proposta apresentada, bem aquém da primeira apresentação, contempla 40% do FGTS, pagamento do aviso prévio e 50% sobre o somatório desses valores, um piso de 175mil e plano de saúde de 5 anos. Considerada a proposta insatisfatória, o CNE apresentou à Eletrobras a solicitação de suspensão do PAE e continuidade da discussão.

PLR

Ainda sem solução ao impasse criado pela Eletrobras sobre a parte controversa da Participação nos Lucros e Resultados, nesta terça-feira (14), haverá mais uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O objetivo é finalizar a discussão e garantir o pagamento da parcela restante.

Banco de Horas

Na sexta-feira (17) a Intersindical Furnas se reúne com a direção da empresa para debater e, provavelmente, definir o novo termo do Banco de Horas. Após formalização da nova proposta o STIU-DF convocará assembleia para avaliação e deliberação do acordo.

ENTFU

No mês de Abril, será realizado a 34º edição do Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas, em Vitória –ES. Para o Encontro, serão eleitos delegados e delegadas que vão debater e analisar a conjuntura política e econômica brasileira com foco no Setor Elétrico, além da definição das diretrizes de atuação das entidades, com o apoio da categoria, em defesa das empresas públicas.