Na manhã desta quinta-feira (1º), o STIU-DF submeteu para apreciação dos trabalhadores e trabalhadoras a quarta proposta apresentada pela empresa ao Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017.  Após debate, a categoria decidiu pela aprovação do novo termo, bem como, pela suspensão imediata do movimento grevista em curso.

A proposta da empresa inclui o valor fixo de R$ 400 (quatrocentos reais) em todas as faixas salariais, incidindo na periculosidade, adicional de tempo de serviço, horas extras, adicional noturno, férias, previdência complementar, entre outros. O reajuste será pago retroativo ao mês de novembro. As perdas inflacionárias de 2014/15 e 2015/16 serão discutidas na próxima Data-Base desde que a empresa alcance os resultados até 31 de outubro de 2017 previsto no Plano de Transformação da CEB.

O reajuste no tíquete alimentação será de 100% do INPC. Destaca-se que, na proposta anterior a direção da CEB ofereceu 80% do índice. O tíquete natalino também fica mantido. Além disso, a categoria conquistou abono de R$ 3.182,49 a ser pago em três parcelas iguais, na forma de tíquete. No entanto, o pagamento está condicionado ao resultado das metas DEC e FEC, conforme estabelecido pela resolução autorizativa da ANEEL.

A cláusula que trata do quinquênio foi ampliada para todos os empregados, observando a seguinte regra para os trabalhadores admitidos a partir de 31 de outubro de 2009: aqueles empregados que já tiverem completados cinco anos de empresa farão jus ao primeiro quinquênio a partir de janeiro de 2019, sem retroativo. Para os demais seguirá o cômputo normal do prazo.

Para a cláusula 49ª foram incluídas nove alíneas, dentre elas, a criação de Comissão Paritária para definição de metas de desempenho. A cláusula se aplica a todos os empregados da Companhia que tenham mais de 18 meses de tempo na empresa.

As cláusulas 5ª e 10ª, que tratam da Bolsa Escolar e Reembolso-Saúde, respectivamente, foram ampliadas para todos os trabalhadores e trabalhadoras. Ressalta-se que para o item do reembolso somente será aplicado após a implantação do novo plano de saúde.

Para o STIU-DF, após dois meses de intensa negociação e quatro propostas, o resultado da campanha salarial foi positivo. Embora não seja a proposta ideal, a retirada de cláusulas de barreira, a aplicação integral no tíquete, entre outros pontos são avanços consideráveis. Os trabalhadores e trabalhadoras, mais uma vez,  demonstrou maturidade ao apostar na recuperação da CEB para assim serem valorizados em outras campanhas salariais.

Alteração no tíquete

O STIU-DF informa que os trabalhadores e trabalhadoras que tenham interesse em alterar a opção de recebimento do tíquete, deverão, dos dias 2 a 5 de dezembro, preencher o formulário disponível no site da entidade e entregar no SRH da empresa, impreterivelmente,  até o dia 5 deste mês.