Em assembleia geral realizada na manhã desta quarta-feira (14), os trabalhadores e trabalhadoras da sede da Eletronorte em Brasília decidiram, por quase unanimidade, com apenas uma abstenção, rejeitar a proposta da empresa para o Banco de Horas.

A categoria foi contra a eliminação da majoração das horas excedentes. Atualmente, elas são acrescidas de 50% (por exemplo, 1h excedente é armazenada no Banco de Horas como 1h30). Pela proposta da empresa, a hora excedida será computada sem majoração, ou seja, será registrada sem nenhum adicional.

Os dirigentes do STIU-DF destacaram que a empresa, pelo que está propondo, trata viagem como privilégio e não como um dever. Em nota publicada no mês passado, o Sindicato alertou a categoria sobre a estratégia da Eletronorte em dividir a categoria, uma vez que pretende mudar as regras de benefícios que atingem todos os trabalhadores para beneficiar apenas alguns.

Ao fim da assembléia ficou decidido que o STIU-DF continuará negociando com a empresa em busca de melhorar a proposta para que todos os trabalhadores continuem sendo beneficiados.

CNU

Os dirigentes sindicais também informaram sobre a autorização dada pela categoria no dia 8 passado para criar a Federação Interestadual dos Urbanitários (Furcen), que representará os trabalhadores e trabalhadoras do DF, GO, MT, MS e TO. O objetivo é formar a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) para fortalecer a luta sindical em nível nacional, uma vez que as confederações também têm as prerrogativas constitucionais de apresentar Propostas de Emendas à Constituição (PEC) e Ações Diretas de Inconstitucionalidades (Adin), sem a necessidade de intermediação de algum deputado federal ou senador.

Essa iniciativa não implicará em nenhum custo adicional na contribuição mensal da classe trabalhadora, visto que a parte destinada à Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) – que deixará de existir para dar lugar à CNU – será realocada para a Furcen  e a parte destinada para a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI) irá para a CNU.

Para a criação da CNU, são necessárias ao menos três federações. A Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune) já está criada. Os eletricitários e urbanitários ainda devem criar a Federação Interestadual dos Urbanitários da Amazônia Legal (Fual) e a Federação Interestadual dos Urbanitários de São Paulo (FTIUESP). Além disso, futuramente, será criada a Federação dos Urbanitários do Sul (FSUL) e a Federação Sudeste.

PLS 555

Os diretores do STIU-DF também falaram sobre o projeto de lei do Senado 555, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que prejudica profundamente a atuação das empresas estatais em novos empreendimentos. Pela proposta, toda Sociedade de Propósito Específico (EPE) precisará de autorização do Legislativo para ser criada. Além disso, o PL proíbe os trabalhadores com filiação sindical de participarem do Conselho de Administração das empresas.

Dupla gratificação

Os sindicalistas lembraram ainda a denúncia publicada no informativo da AEEL sobre a quantidade de trabalhadores da Eletronorte que foram cedidos para a Eletrobras e estariam recebendo dupla gratificação incorporada. Após a denúncia, a diretoria da Eletronorte revogou o ato.