Os trabalhadores e trabalhadoras das empresas estatais do DF mostraram sua força nesta quarta-feira (24) ao participarem ativamente da mobilização para pressionar os parlamentares a assinarem documento a ser entregue ao GDF para retirada do PL nº 467/2015, que autoriza o governo a vender ações de todas as estatais da cidade, abrindo caminho para o sucateamento das empresas e a precarização dos serviços.

A deputada distrital, Celina Leão, anunciou no início da noite, no plenário da Câmara que o projeto iria para votação caso o GDF não retirasse a proposta e ressaltou que o encaminhamento era a rejeição total da proposição. Durante a sessão foi entregue documento solicitando a retirada do projeto da Casa.

A retirada do PL é resultado da união das categorias da CEB, CAESB e BRB, que lutaram em defesa das empresas, dos seus empregos e, também, pela população do DF, que seria diretamente atingida.

Por outro lado, a luta continua, uma vez que, há a possibilidade do GDF apresentar novamente o projeto.

O STIU-DF parabeniza todos os eletricitários e eletricitárias que participaram das mobilizações e lutaram em conjunto para impedir o desmonte das empresas estatais do DF. Valeu à pena acreditar na luta e união das categorias.

Outra causa importante é a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do DF 52/2013, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), que dificulta a privatização das empresas CEB e CAESB. O projeto prevê consulta à população por meio de referendo caso seja aprovada lei que determine a venda das empresas.

É necessário que os trabalhadores junto com suas entidades atuem firmemente na Câmara Legislativa para aprovação do referido projeto.

Só conquista quem luta!


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF