Parabéns trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Eletrobras.

Unidade e persistência da categoria garantiram o pagamento da PLR.

O desafio agora é a luta é por uma ACT justo.

Os trabalhadores do Sistema Eletrobras aprovaram por ampla maioria a proposta de PLR 2014 apresentada pela direção da  Holding.  Foram meses de uma dura discussão.

De inicio foi apresentando pelos negociadores da empresa uma proposta de apenas 0,7 da folha e nada mais. Ou seja, foi necessário  um  poder  de mobilização,  articulação  política e unidade muito grande dos trabalhadores, para convencer o Governo e a direção da Eletrobras que era preciso avançar.

Neste período de lutas foram feitas  paralisações e  uma greve  históricas  de  três  semanas.   A cada mobilização a  categoria  se  colocava  de forma  determinada,  com  espírito de luta, mas, sobretudo com paciência para entender o grau de dificuldade que envolveu  todo  o  processo  de discussão com a Eletrobras e outros órgãos do Governo.

Coube  ao  coletivo  manter  a capacidade  de  negociar  mesmo  nos  momentos mais tensos, provando à importância de se apostar até o último minuto no processo negocial e afastar qualquer possibilidade de Judicialização da PLR. O diálogo na mesa de negociação  e  a  luta  dos  trabalhadores  sempre será  a estratégia do CNE.

O  Coletivo  entende  que  mesmo  não  sendo  a proposta ideal, houve uma melhora substancial no termo apresentado pela Holding, portanto a sua aprovação seria o caminho mais correto.

O  coletivo  e  a  FNU  continuarão apoiando os trabalhadores que não aprovaram a proposta, buscando contribuir ao máximo para a saída deste impasse.

Fica a lição para o Governo  Dilma  e  a  Direção  da Eletrobras,  que  por  conta de  uma  postura  intransigente,  postergou  ao  máximo  a  apresentação  da proposta final, duas semanas ao todo. Essa atitude em  nada  contribuiu,  pelo contrário somente passou desconfiança para a categoria. Ações semelhantes não  poderão  se  repetir,  é preciso  transparência,  diálogo  e  muita  disposição para negociar.

O  Coletivo  parabeniza cada  trabalhador  (a)  pelo empenho  em  buscar  na raça essa PLR, porém, vencida essa batalha, a categoria deverá continuar mobilizada para iniciar a luta por um ACT 2015-2016 digno, que reflita as reivindicações da categoria.

Outro  ensinamento  que  fica  dessa  luta  é:  não basta só criticar, tem que participar. É coletivamente que se avança. Pois, a PLR é de todos.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF