Esta terça-feira (24) é o último dia para a quarta eleição do representante da categoria no Conselho de Administração da Eletronorte.

Depois de mais de três décadas de luta para que tivéssemos direito a uma cadeira no conselho das empresas estatais, e após três pleitos eleitorais, a categoria já se mostra madura para distinguir o verdadeiro papel do Conselheiro Eleito, bem diferente de um dirigente sindical, embora complementar: o de expressar, com clareza e altivez, a voz da categoria na instância máxima da gestão da Empresa, visando às melhores decisões, sem esquecer o maior patrimônio que ela possui: seus trabalhadores e trabalhadoras. É uma voz que, se bem utilizada, pode fazer o contraponto necessário e indispensável a posturas empresariais, ou mesmo governamentais, que possam ser prejudiciais à empresa e à categoria.

Para enfrentar o momento delicado pelo qual passa o país, com possíveis consequências ao sistema Eletrobras, com as constantes mudanças no ambien-te de atuação das empresas, as permanentes reestruturações organizacionais e alterações nas políticas de gestão, a proposta do movimento sindical é que haja uma atuação de forma integrada e qualificada entre os(as) conselheiros(as) representantes dos(as) trabalhadores(as) das empresas do grupo, além de uma boa articulação com as entidades sindicais e suas assessorias especializadas.

Neste ano, conhecendo-se o posicionamento da categoria nos três pleitos anteriores e, talvez, por causa da crescente percepção de que a participação no conselho de uma empresa é algo de altíssima responsabilidade (e risco), apresentaram-se para a eleição apenas duas chapas. Portanto, neste ano, teremos apenas um turno e, ao final do expediente de hoje, os(as) trabalhadores(as) da Eletronorte conhecerão o nome de seus conselheiros, titular e suplente.

O Sindinorte parabeniza aos candidatos que disponibilizaram seus nomes em tão importante processo e a todos(as) os(as) trabalhadores(as) que exerceram plenamente seu direito de voto, ao mesmo tempo em que conclama a este exercício de cidadania os que ainda não o fizeram.

Apesar do representante eleito não poder votar em questões trabalhistas, e ser apenas um voto entre outros cinco conselheiros, poderá, com o respaldo da categoria, influenciar, em decisões que afetam direta e indiretamente todos(as) os(as) trabalhadores(as) da empresa.

Portanto, não deixe de participar de tão importante decisão.

AINDA HÁ TEMPO

Faça a sua própria sugestão de CLÁUSULA PARA O ACT ESPECÍFICO DA ELETRONORTE.

Campanha Salarial de Data-Base 2015.

Basta acessar o site da secretaria do Sindinorte:  https://www.urbanitariosdf.org.br

Suas sugestões são de extrema importância para o Sindinorte elaborar a pauta específica de reivindicações.

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF