Nesta sexta-feira (13), os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte aprovaram em assembleia indicativo de paralisação, para o próximo dia 30, em protesto à falta de compromisso da empresa em negociar o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da categoria. Também foram incluídas na pauta a Campanha Salarial Nacional e as eleições sindicais do STIU-DF.

A diretora do STIU-DF, Fabiola Antezana, informou que em reunião realizada no dia 05 passado, no Rio de Janeiro, para a discussão da PLR 2014 o Diretor de Administração, Alexandre Aniz, insistiu no uso do Sistema de Gestão de Desempenho (SGD) como ferramenta de avaliação de resultados. O CNE prontamente se colocou contrário ao uso do Sistema, pois entende que ele pode prejudicar os trabalhadores. Ela ressaltou que o CNE defende a aplicação da mesma metodologia dos anos anteriores para o pagamento da PLR.

Campanha Salarial

Para dar continuidade ao planejamento da Campanha Salarial Nacional/2015 o CNE vai se reunir no próximo dia 19, em Recife, onde será discutida a pauta de reivindicações da categoria eletricitária, com base nas contribuições dos trabalhadores que participarem da pesquisa de opinião. Na pesquisa, disponível no site do STIU-DF, a categoria poderá sugerir alterações nas cláusulas existentes e inclusão de novas reivindicações.

De acordo com Fabiola, como são várias empresas discutindo a pauta nacional é fundamental que a categoria da Eletronorte participe da pesquisa para que as demandas dos trabalhadores da Sede sejam contempladas nas reivindicações.

Eleições Sindicais

Nos dias 5 e 6 de maio serão realizadas eleições para a escolha da nova Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do STIU-DF para o triênio 2015/2018. Portanto, o STIU-DF realizará assembleia na próxima segunda-feira, 16, no auditório do Sindicato, para escolha da comissão responsável pelo processo eleitoral em curso. A assembleia é aberta para os trabalhadores das empresas CEB, Eletronorte, Eletrobras, Furnas e ONS.

SERAF

Após várias protelações da Eletronorte em cumprir com o acordo firmado entre o Sindinorte e a empresa visando a quitação do saldo de horas do período de julho/ 2009 a fevereiro/2013 e das horas de viagem a serviço de setembro/2007 a fevereiro/2013, após aprovação nas assembleias de abril/2013, o STIU-DF apresentou uma petição ao Juiz Fernando Gabriele Bernardes, na tentativa de solucionar a questão.

Em 23 de janeiro de 2015 o juiz Gabriele despachou favoravelmente aos trabalhadores/as e determinou que a Eletronorte proceda ao pagamento. E mais: determinou que, para qualquer outro recurso protelatório que a empresa queira fazer, este não terá efeito suspensivo.

 

Quanto aos saldos negativos, não há mais como se falar em compensação ou desconto, pois, conforme entendimento da própria justiça, a Eletronorte perdeu esse direito, já que extrapolou o prazo limite, de um ano, fixado pela CLT.