ONS

    A informação obtida pela Intersindical é que o orçamento proposto pela direção do ONS, para o ciclo 2014/2015, foi cortado em 33 milhões de reais pelo seu próprio Conselho de Administração, com a justificativa que as concessionárias de energia estão passando por um momento difícil no atual governo. Desse valor total de corte, 5 milhões foram em pessoal, incluso nesse valor à rubrica de Desvio de Mercado/Retenção de 1,5% da folha salarial (veja em anexo a carta nº 075 da Intersindical e a carta resposta do Conselho do ONS).

     O que temos observado é que o atual governo está refém de um modelo gestado em governos anteriores e não consegue sair dessa mesmice de edição de Medidas Provisórias com intuito de remendá-lo. Se tivesse ouvido e atendido as lideranças sindicais e os movimentos sociais ao longo desses anos e tratado o Setor Elétrico como um bem essencial a vida, isso já estaria plenamente resolvido, mas resolveu, infelizmente, ouvir o “canto da sereia” do mercado e continuou a tratá-lo como uma simples commodity. O resultado é isso que estamos presenciando!!!

    Quando a direção do Operador realmente quer correr atrás, consegue até coisas impossíveis ou inimagináveis como pudemos observar recentemente. Os trabalhadores do ONS e suas lideranças solicitam e esperam dessa mesma direção o empenho necessário para buscar uma política salarial agressiva no PGCR conforme prometido quando da criação do Operador e um aumento real / produtividade que reconheça a sua dedicação e o seu desempenho.

      A Intersindical só recebeu resposta de sua carta nº 016 (em anexo), encaminhada ao ONS em 31 de janeiro, no dia 06 de maio, e agora a partir do fornecimento desses dados pela empresa é que poderemos fazer um cálculo mais consistente da Produtividade/Aumento Real no ONS.

Mantenham-se unidos e mobilizados, pois em breve os Sindicatos convocarão assembleias para aprovação da nossa Pauta de Reivindicações!

 

 


Pesquisa para levantamento de pauta  

                 Data-base 2014  

      A Intersindical ONS – formada pelo STIU-DF, Sintergia-RJ, Sinergia-Florianópolis,  SENGE-PE, SENGE-RJ, SINDURB-PE, FNU e Fisenge – inicia, na próxima semana, a coleta de sugestões com vistas à elaboração das cláusulas da pré-pauta para a próxima data-base. 

 

Para ter acesso à página da pesquisa, os trabalhadores do ONS deverão abrir o site de um dos sindicatos, no período de 07 a 15 de agosto, e dar um clique duplo na figura da Intersindical ONS (Pauta de reivindicações), onde poderão apresentar suas sugestões de manutenção, alteração e/ou inclusão de novas cláusulas.

Nesta data-base todas as cláusulas serão negociadas.

 


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF