Em repúdio a imposição da Eletrobras à venda de benefícios da categoria eletricitária para cumprir com o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte aprovaram por unanimidade, em assembleia realizada nesta quarta-feira (21), indicativo de paralisação de 72 horas, com início no dia 28 maio.


A direção do STIU-DF defende que a PLR é um direito dos trabalhadores e não deve ser tratada como moeda de troca. “Não vamos admitir a abertura do acordo coletivo para perda de benefícios”, enfatizou. A Eletrobras tenta unificar a jornada de trabalho de oito horas em todas as empresas do grupo.


O Sindinorte em reunião na Eletrobras, realizada no dia 15 passado, disse à direção da empresa que não existe possibilidade de negociação em troca da PLR e que os trabalhadores não podem sofrer por conta da intervenção do Governo Federal no setor elétrico.


Ação judicial


O STIU-DF informou que entrará com ação judicial individual relativo ao Plano de Cargos e Remuneração (PCR), na tentativa de reenquadrar os trabalhadores de nível superior contratados a partir de 2006. Estará disponível, a partir de amanhã (22), no site da entidade o cadastro para os trabalhadores interessados na ação, bem como a relação da documentação necessária.


Seminário


A Federação Nacional dos Urbanitários realizará em Brasília, nos dias 27 e 28 de maio, seminário “Pelo Fortalecimento do Setor Elétrico e do Saneamento Contras as Privatizações”, no Senado Federal.

 

O objetivo é discutir a situação do setor elétrico brasileiro e a conjuntura política e econômica e diretrizes gerais para o programa de Governo.  Além dos desafios da sustentabilidade da prestação dos serviços de saneamento básico e a criação do fundo nacional.