Não há a menor possibilidade de venda de benefícios.

Em reunião na Eletrobras, os dirigentes sindicais representantes da Eletronorte estiveram em massa. Dos 33 dirigentes do CNE, doze eram do Sindinorte.

Entretanto, apesar de todo esse nosso esforço, a reunião não trouxe nenhuma evolução. Novamente tivemos que escutar a ladainha das dificuldades e o chororô da venda de direitos para justificar o pagamento da PLR, especificamente a unificação da jornada de trabalho de 8h em todas as empresas.

Isso é até um retrocesso na negociação, pois das conversas que o CNE teve com os Ministérios das Minas e Energia e das Relações Institucionais, tivemos uma sinalização otimista, inclusive negando que não partiu do governo nenhuma ideia de perda de benefícios, muito menos dos trabalhadores/ as da Eletronorte e Eletrosul, que tiveram lucro e, desta forma, contribuíram para a amenização do prejuízo da Eletrobras.

Em certo momento da reunião, os dirigentes do Sindinorte tiveram que dizer que estavam ali em peso, com mais de um terço dos dirigentes presentes, para deixar, de forma clara e incontestável, um recado: de que não há a menor possibilidade de redução de benefícios em troca da PLR, que é um direito dos trabalhadores, e que nenhuma empresa merece ser penalizada por uma intervenção do Governo Federal – que não se opôs em socorrer as distribuidoras e, muito menos, impedir os dividendos dos acionistas.

Se a Eletrobras lamenta o fato de não haver unificação da jornada de trabalho nas empresas controladas, esse é um bom momento para mostrar que é uma Holding do futuro, moderna e eficiente, e implantar em todas elas o horário corrido de 6h, em dois turnos, o que certamente ocorrerá um dia. O mundo do trabalho caminha nessa direção. Isso traria mais produtividade dos trabalhadores/as e uma economia em todos os sentidos (de espaço, de energia, etc.), além de uma melhoria da saúde da força de trabalho e uma redução nas despesas médicas.

Todos em defesa da unificação na redução da jornada de trabalho: 6h CORRIDAS JÁ!

 


ASSEMBLEIA GERAL NESTA QUARTA!

Convocamos todas as trabalhadoras e trabalhadores para importante Assembleia Geral Extraordinária deliberativa, conforme a seguir:

 

Data: 21/05/14

Hora: 9h, 1ª Convocação e 9h30, 2ª Convocação

Local: Entrada principal ELN, 2o SS Shopping ID

 

Pauta:

1- Informes;

2- Ações judiciais;

3- PLR;

4- Deliberação para paralisação de 72h;

5- Assuntos Gerais.