TRABALHADORES REALIZARÃO ASSEMBLEIAS DELIBERATIVAS DE 20 A 23 DE MAIO

Foi realizada na quinta-feira, 15 de maio, no Rio de Janeiro, nova reunião entre o Coletivo Nacional dos Eletricitários e o Sistema Eletrobras para discutir o pagamento da PLR 2013. Representando a empresa, participou o diretor de Administração, Aguinaldo Ribeiro. Mesmo sendo essa a 6ª rodada de negociação, novamente a Holding veio com o surrado discurso da falta de dinheiro e a proposta indecorosa de trocar direitos pela PLR. O CNE foi enfático ao afirmar que não existe qualquer possibilidade de se aceitar uma negociação nesses termos.

Diante das argumentações dos representantes do CNE, ressaltando a importância de se buscar uma saída por meio do diálogo, e de que os trabalhadores não vão pagar a conta de uma política equivocada de governo, a direção da Holding aceitou receber uma proposta formulada pelo Coletivo para o pagamento da PLR, que será analisada pela diretoria na próxima segunda-feira, dia 19 de maio.

Essa reunião dos diretores das empresas do Sistema Eletrobras que irá apreciar a proposta dos trabalhadores será um divisor de águas, caso não haja o entendimento de que é possível reconhecer o direito à PLR. Considerando os resultados operacionais, não restará à categoria outro caminho a não ser ir à luta.

Cabe destacar que, até aqui, o CNE tem feito a sua parte, buscando o diálogo com a Holding. Além disso, tem participado de extensa agenda em Brasília, junto a parlamentares e nos Ministérios de Minas e Energia e Relações Institucionais. Em audiência com o ministro Ricardo Berzoini, ele recebeu, inclusive, um estudo sobre a MP 579, seus impactos sobre os trabalhadores e alternativas viáveis para o pagamento da PLR.

É fato que o governo Dilma, até aqui, tem se pautado pelo pouco diálogo com o movimento sindical, mas novos rumos podem ser adotados, basta ter a vontade política de reconhecer o esforço de cada trabalhador para fortalecer o Sistema Eletrobras, que se reflete no resultado operacional da Holidng, que apresentou um considerável crescimento, mesmo diante dos percalços gerados pela MP 579.

O CNE, os sindicatos e os trabalhadores esperam que nesta reunião haja o empenho de todos os diretores do Sistema Eletrobras, e não somente de algumas vozes isoladas. Os trabalhadores estão apostando em uma definição positiva, mesmo sabendo que alguns setores do governo e da Eletrobras apostam no confronto.

Os trabalhadores vão continuar mobilizados, pois paciência tem limite. Nos próximos dias serão realizadas assembleias deliberativas (veja no verso), quando a categoria irá definir os rumos do movimento em defesa da PLR, caso não haja uma definição por parte da Holding.

No dia 26 de maio será realizada reunião do CNE em Brasília. É fundamental a presença de todos, pois será feita uma avaliação da resposta dada pela Eletrobras, como também das assembleias. Participe!

CALENDÁRIO CNE

20 a 23 de maio – Assembleias deliberativas.

26 de maio – Reunião no STIU-DF

Eletrobras tem lucro de R$ 985,9 milhões no 1º trimestre

Os integrantes do CNE, que participam das reuniões com a direção do Sistema Eletrobras sempre escutam dos gestores que não existe dinheiro para pagar a PLR. O momento crítico que passa a Holding é ressaltado em todos os encontros. Entretanto, notícias veiculadas no final da noite de quinta-feira, dia 15, nos principais veículos de comunicação, apontam um lucro de R$ 985,9 milhões no primeiro trimestre.

É preciso lembrar que houve um Plano de Incentivo à Demissão (PID), com o desligamento de 4 mil empregados. Mesmo com o quadro reduzido, os trabalhadores empreenderam um grande esforço para cumprir suas tarefas, que resultou em números expressivos que revelam o início de uma retomada financeira do Sistema Eletrobras.

Neste momento em que se discute a PLR é preciso que haja por parte da Holding o reconhecimento do empenho de cada trabalhador. Os números divulgados são claros, e não deixam dúvidas de que é possível buscar uma saída e pagar um direito histórico da categoria.

Ações judiciais PCR – Está na hora de preparar a documentação

Visando corrigir distorções salariais geradas pelo enquadramento cego na migração para o atual PCR, o STIU-DF convoca os trabalhadores e trabalhadoras aprovados no concurso de 2006 e que ocupam cargos de nível superior (TNS, Advogados, Administradores, Contadores, Pedagogos, entre outros) a entregarem a documentação a seguir:

 

 

  • Procuração preenchida e assinada (disponível no site do STIU-DF, a partir do dia 22 de maio);
  • Cópia do demonstrativo individual final do enquadramento (novembro/2010);
  • Cópia dos contracheques*: janeiro/2008, dezembro/2008, dezembro/2009, janeiro/ 2010, maio/2010, novembro/2010, dezembro/2010, janeiro/2011, dezembro 2011, janeiro/2012, dezembro/2012, janeiro/2013, dezembro/2013, fevereiro/2014 e abril/2014

 

ATENÇÃO

A documentação será recolhida no dia 02/06/2014, segunda-feira, das 9h às 16h, na entrada principal da Eletronorte. Após a data prevista, a entrega deverá ser feita pessoalmente, na sede do Sindicato, até o dia 30/06/14.

Com relação às ações dos demais trabalhadores, o STIU-DF fará a convocação tão logo as peças judiciais estiverem prontas.

 

ASSEMBLEIA QUARTA-FEIRA

Participe da importante assembleia em frente a entrada principal da Eletronorte, 2º subsolo, no Shopping ID,

na próxima quarta-feira (21), às 9h em 1ª convocação e às 9h30 em 2ª chamada.

PAUTA:

1) Informes;

2) Ações judiciais;

3) PLR; e

4) Assuntos gerais.

Só conquista quem luta!


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF