stiu_camisas

Em mais um ato impensado, a CEB ajuizou pedido de interdito proibitório na terça-feira passada (5), alegando que a categoria eletricitária estava dificultando o acesso de pessoas e veículos nas dependências da empresa. Além de argumentar que o Centro de Operações não poderia ter suas atividades paralisadas e por isso, solicitou que fossem mantidas as escalas de funcionários desse setor.

O diretor do STIU-DF, Jeová Oliveira, explicou que a prestação dos serviços à população está sendo mantida e que a direção da Entidade Sindical não está praticando nenhum ato de impedimento a entrada de pessoas. “O papel do sindicato não é impedir a entrada de nenhum trabalhador e sim convencer e conscientizar a categoria que a luta é coletiva e por isso, aderir ao movimento grevista”, destacou.

De acordo com o despacho da 2º Vara do Tribunal Regional do Trabalho foi determinada a expedição de mandado de constatação, o oficial de justiça esteve na sede da empresa e relatou o seguinte:

“Certifico que o ambiente estava tranquilo, apesar das pequenas discussões. Alguns funcionários compareceram ao endereço indicado, conversaram com os sindicalistas e foram embora. Os sindicalistas estavam tentando convencer os funcionários a aderirem ao movimento grevista. Certifico que os sindicalistas forneceram as LISTAGENS EM ANEXO e alegaram que as pessoas relacionadas nas listas eram as únicas autorizadas a ingressar no endereço do Autor. Eles disseram que entraram em acordo com a Diretoria da CEB Distribuição para permitir a entrada somente das pessoas relacionadas nas listas em anexo. Na entrada do endereço acima havia uma barreira de cones e faixas do movimento grevista. Certifico que os cones eram retirados para entrada dos Diretores e Gestores da CEB e dos demais funcionários…”.

O relato mostra que a empresa está agindo de forma equivocada, tentando de todas as formas desmobilizar e intimidar a categoria. Lembramos à direção da CEB que a realização de greve é um direito constitucional garantido aos trabalhadores, não podendo ser reprimido pela via do interdito proibitório.  Com base na fragilidade dos argumentos da Companhia o Juiz indeferiu a antecipação de tutela pleiteada pela CEB.

Para fortalecer ainda mais o nosso movimento grevista participe da assembleia informativa, a realizar-se na próxima sexta-feira (8), às 9h, em frente à entrada principal da CEB/SIA.

A união e a luta definem nossas conquistas!