Mais uma vez o ONS fica no blá-blá-blá das suas políticas  
 estruturantes e frustra seus trabalhadores

Nos dias 15 e 16 de outubro, o ONS em sua nova e bela sede no Rio de Janeiro apresentou às       entidades sindicais sua contraproposta às reivindicações dos trabalhadores. Ficou a pendência       do Auxílio Educação que a empresa só nos encaminhou no final da tarde do dia 23 de outubro.       Na   avaliação   da   Intersindical,   o   que   o   ONS   propôs   foi   péssimo   e   frustrante   para   seus  trabalhadores,   principalmente  se   comparado  com   o   grau   de   excelência   exigido   de   seus   profissionais e com as negociações salariais ocorridas nas principais categorias do país neste ano. Vejam a seguir a tabela com alguns dos aumentos salariais concedidos:

tb

 

Os sindicatos esperam que os trabalhadores, cientes de sua importância para o país,  rejeitem essa contraproposta. Destacamos que a maioria dos acordos acima chegaram a  este patamar após várias rodadas de negociação (mais de 6) e muita persistência e união dos  trabalhadores. Isso acontecendo, as entidades sindicais estarão fortalecidas para uma nova  reunião com a direção da empresa, com intuito de buscarmos os avanços necessários e que  serão discutidos nas nossas assembléias.

Vejam na Nota Técnica nº 236/2013 da Aneel sobre o Orçamento 2013/2014 do ONS em  anexo, aprovado em junho deste ano, que existe margem de negociação para que a empresa  avance na sua contraproposta. Alguns ítens estão destacados em verde nas cláusulas de  nossa proposta.

Fiquem atentos! Vamos todos participar das assembléias convocadas pelos sindicatos!  Somente com a nossa união, participação e mobilização conquistaremos um excelente ACT,  que retrate de fato a importância que o ONS e seus trabalhadores têm para o Setor Elétrico  Brasileiro.

Contraproposta do ONS (em vermelho) às nossas reinvindicações:

 Vejam no Boletim da Intersindical ONS a contraproposta na integra:

Nota Técnica no 236 /2013–SFF/ANEEL

Produtividade no trabalho: