O STIU-DF realizou assembleia com a classe trabalhadora eletricitária da Eletronorte nesta terça-feira primeiro para informar a categoria sobre a reunião quadrimestral que ocorreu em Roraima, dia 16 passado, oportunidade em que discutiram sobre as pendências do ACT.

Os diretores do Sindicato prestaram informes sobre banco de horas, E-Vida, aplicação de mérito, revisão do FGTS e adicional noturno. O Sindicato destacou que todos os pontos que estão sendo negligenciados pela empresa serão alvo de ação de descumprimento de acordo.

A direção do STIU-DF também ouviu muitos questionamentos da classe trabalhadora sobre a Instrução Normativa (IN) que implementou o ponto eletrônico e a catraca, esta instalada apenas na sede da empresa. A categoria reclamou bastante da gestão da empresa sobre a condução desse processo.

O STIU-DF parabenizou os trabalhadores e trabalhadoras que desenvolveram o sistema do banco de horas, mas criticou a empresa no que diz respeito a gestão e implementação da IN, política que vai na contra-mão de tudo que existe em âmbito nacional e internacional, sendo uma iniciativa atrasada em termos de modernização do trabalho e produção.

Também houve muitas reclamações sobre pessoas que seriam dispensadas do ponto eletrônico sem precisar apresentar qualquer justificativa. Enquanto isso, a maior parte da classe trabalhadora está submetida a essa filosofia atrasada.

Por outro lado, o Sindicato propôs um controle de gestão para fiscalizar e cobrar providências a instâncias superiores sobre o atraso de obras e passivos trabalhistas cometidos pela empresa, de forma que os responsáveis possam ser responsabilizados.