A diretoria do STIU-DF se reuniu com representantes da CEB, nesta terça-feira, para a primeira rodada de negociação da Data-Base 2013/2015. Na reunião foi feita a apresentação dos representantes da comissões do sindicato e empresa, que negociarão o Acordo Coletivo dos trabalhadores e trabalhadoras. Além da definição do calendário das demais rodadas de negociação.

O dirigente sindical, Alairton Gomes de Faria, disse esperar eficiência e agilidade nas negociações e lembrou que a pauta de reivindicação traz cláusulas prioritárias para a categoria. “Um dos pontos principais desta Campanha é o piso salarial dos trabalhadores. É um dos menores pisos do setor elétrico e que é preciso avançar nesta questão”, enfatizou.

Para o diretor do STIU-DF, Ernane Lima Alencar, a Data-Base será um desafio para as duas partes. “A CEB está servindo de laboratório para os trabalhadores. A empresa forma o trabalhador e devido à baixa remuneração acaba perdendo para o mercado, por isso é preciso avançar em busca de um piso salarial que mantenha o profissional na CEB”, disse Alencar.

A pauta da categoria abrange as cláusulas econômicas e sociais, sendo os principais pontos de reivindicação: ganho real, ampliação e manutenção das conquistas, equiparação do piso salarial com o da Eletrobras, abono e benefício de risco aos trabalhadores vítimas de acidente que venham se afastar do trabalho por mais de 15 dias, para suprir a diferença paga pelo INSS no auxílio doença.

A próxima rodada de negociação será realizada na próxima semana, terça-feira (08). As demais reuniões estão agendadas para os dias 11, 15, 18 e 22 de outubro.

A união e a luta definem as nossas conquistas!