O STIU-DF já começou a mobilizar a categoria na CEB e no ONS para a Campanha Salarial deste ano. Na CEB, todas as cláusulas serão discutidas. No ONS, apenas as econômicas.

Como a Data-Base do ONS acontece em setembro, o processo já está mais adiantado. As sugestões para definir a pré-pauta foram colhidas de 7 a 14 de agosto. Até o fim deste mês, a pauta deve ser aprovada para posteriormente ser encaminhada à empresa, na primeira semana de setembro.

O diretor do STIU-DF, Arthur Caetano, conta que embora o ACT do ONS seja de dois anos, a negociação em 2013 será limitada às cláusulas econômica, já que essas valem por apenas um ano. “Recebemos boas sugestões dos trabalhadores e trabalhadoras. Algumas delas passam pela melhoria do vale transporte e do exame médico periódico, assim como a criação de um programa de preparação para aposentadoria”, destaca.

Na CEB, a Data-Base acontece em novembro. Mas os diretores do STIU-DF já estão se reunindo com a categoria em reuniões setoriais para construir, democraticamente, a pauta de reivindicações. Depois de aprovada em assembleia geral, a pauta será encaminhada à empresa no dia 15 de setembro. As negociações começam a partir de primeiro de outubro.

Os trabalhadores que quiserem apresentar sugestões devem preencher formulário e entregar para diretor do STIU-DF. As propostas também podem ser apresentadas nas reuniões setoriais e na assembleia geral, oportunidade em que se aprovará a pauta de reivindicações.

O diretor do STIU-DF, Edmilson da Silva, avalia que essa Campanha Salarial será muito difícil, uma vez que todas as cláusulas serão discutidas. “A participação da categoria é muito importante, seja com apresentação de sugestões, seja participando das assembleias. Por isso, a unidade nesse processo é fundamental para que passamos sair vitoriosos nessa Data-Base”, defende.