Em assembleia realizada nesta quarta-feira (15), os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte aprovaram a pauta de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico. Além disso, foi aprovada a taxa de fortalecimento sindical, desconto corresponde a 1% do salário-base dos empregados, que é utilizada para cobrir as despesas durante a campanha salarial.

De acordo com a diretora do STIU-DF, Fabiola Antezana, a taxa de fortalecimento é uma contribuição que visa, sobretudo, valorizar a luta da categoria eletricitária. E isso depende, fundamentalmente, do sindicato, que por sua vez necessita da participação dos trabalhadores.

“Essa taxa serve para fortalecer a luta da categoria e custear os gastos que envolvem as campanhas salariais, mobilizações e greves, como aconteceu neste ano”, esclarece Fabiola.

Sobre o ACT Específico, o dirigente sindical, Flávio Henrique Figueirôa, ressaltou a importância da primeira reunião, realizada no dia (14), para tratar da pauta de reivindicações da categoria e cobrar agilidade da empresa quanto ao pagamento dos reajustes retroativos a maio.

“Mesmo sendo uma determinação da empresa em não negociar o ACT específico, conseguimos agendar uma reunião para discutir as cláusulas que atingem os trabalhadores da Eletronorte. Dessa forma conseguiremos avançar”, defende Figueirôa.

A próxima reunião para tratar da pauta específica dos trabalhadores da Eletronorte está agendada para os dias 18 e 19 de setembro, em Boa Vista, Roraima.