Está aberto o Viva a Arte, projeto cultural feito pelo STIU-DF com apoio da Eletronorte. A versão 2013, que homenageia os 100 anos de Vinicius de Moraes, foi aberta nesta sexta-feira (16) na Eletronorte com o músico e compositor Chico César, que emocionou e divertiu a categoria eletricitária com 13 músicas. Com o seu jeito irreverente, o artista paraibano interagiu em várias canções com o público, que cantou, bateu palmas, pediu música e se encantou.

Com auditório lotado, Chico cantou Respeite meus cabelos, branco; Mama África; Paraíba; entre outras. O músico homenageou a classe trabalhadora eletricitária ao cantar a música Estado de poesia, pela primeira vez.

Ao fazer a abertura desta 7ª edição, o diretor o STIU-DF, Boréu de Alcântara, lembrou as dificuldades no início do projeto. Mas nem por isso, o Viva a Arte deixou de ajudar a revelar artistas da cidade como Ellen Oléria. “Quando começamos era o Sindicato que bancava o cachê dos artistas e os equipamentos. Nosso orçamento era muito pequeno, mas mesmo assim conseguimos manter o projeto, que entra no seu 7º ano”, disse.

A ex-diretora administrativa da Eletrobras, Aracilba Rocha, que ajudou a implementar o Viva a Arte, em 2006, também foi homenageada. Perguntada se houve alguma resistência da empresa em fazer essa parceria com o STIU-DF disse não. “Sempre tivemos uma relação de civilidade com os sindicatos porque a nossa preocupação era fazer uma boa gestão. Por isso, a nossa relação sempre foi fraterna”, lembra Aracilba, atualmente secretária de Finanças do estado da Paraíba.