Os trabalhadores e trabalhadoras de Furnas, lotados em Brasília, aprovaram, nesta quinta-feira (11), greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (15). Em Serra da Mesa, o movimento grevista teve início dia 09, conforme deliberação em assembleia.

A categoria espera por uma proposta que atenda às reivindicações dos trabalhadores. Desde maio até o momento, o Grupo Eletrobras sinalizou que vai aplicar apenas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 6,49% sobre as cláusulas econômicas e benefícios sociais contemplados no acordo coletivo.

De acordo com o diretor do STIU-DF, Carlucio Oliveira, a proposta apresentada não representa em nada a pauta de reivindicações entregue às empresas. “Além de não avançar com os direitos da categoria, a empresa propôs uma cesta de maldade, ou seja, quer reduzir e extinguir os direitos dos futuros trabalhadores”, explicou.

Para ele, a participação de toda a categoria no movimento grevista é muito importante. “Precisamos mostrar a força que os trabalhadores eletricitários têm, para assim conseguirmos avançar e chegar a um resultado positivo”, ressalta Carlúcio.