O juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Fernando Gabriele, intermediou na tarde desta terça-feira (23) o acordo que selou o pagamento dos passivos trabalhistas Curva Tamburello, Hora Extra de Viagem e Saldo de Horas. A primeira parcela está prevista para ser paga no próximo dia 29.

Gabriele destacou que prevaleceu o bom senso e parabenizou as entidades sindicais por demonstrarem muita maturidade durante a negociação, o que, segundo ele, foi decisivo para resolução do impasse.

“Infelizmente, esse não é um evento muito raro nas empresas públicas. E pensar que isso começou com um ato que prejudicou cerca de 5 mil trabalhadores. Gostaria que isso não fosse apenas uma comemoração, e gostaria de chamar atenção para que isso não aconteça mais”, disse Gabriele, mandando o recado para a diretoria da empresa que estava na audiência.

A Eletronorte fez de tudo para não pagar o passivo trabalhista. Tanto é que o problema se arrastou por quase 17 anos na Justiça do Trabalho. “Mas enfim conseguimos fazer com que a direção da empresa reconhecesse o direito de todos os trabalhadores da empresa”, comemorou a diretoria do STIU-DF.

Os diretores de Gestão Corporativa e de Planejamento e Engenharia da Eletronorte, Tito Cardoso e Adhemar Palocci, respectivamente, reconheceram o papel fundamental das lideranças sindicais para que o problema fosse resolvido. “Todos sabem a minha posição sobre este assunto, por isso não vou entrar no mérito aqui. Só tenho a parabenizar as entidades sindicais e a classe trabalhadora”, disse Palocci.

O diretor do STIU-DF, Boréu de Alcântara, frisou que a resolução do impasse foi fruto de uma construção e só foi possível chegar a vontade política de se resolver o problema graças a participação de todos. “Para que isso acontecesse teve a participação de muitas pessoas, gostaria de parabenizar cada uma das pessoas que contribuíram para o que estamos fazendo aqui hoje”, disse.