Treze trabalhadores de Furnas têm uma responsabilidade enorme, zelar pelo bom funcionamento da Subestação Samambaia, responsável por quase todo abastecimento de energia elétrica em Brasília. Além disso, precisam estar atentos a todo o sistema interligado, uma vez que essa Subestação é estratégica para o Brasil. Isso porque ela conecta o fluxo de energia norte e o sul do País. Uma pequena falha ali, é problema na certa. “Sabemos que não podemos falhar, por isso temos trabalhadores monitorando essa Subestação 24 horas por dia, todos os dias da semana”, destaca o encarregado Osvaldo Kenji, que trabalha em Furnas há mais de 30 anos.

Há pelo menos 13 anos, Kenji trabalha na Subestação Samambaia, que completou 15 anos no dia 9 de março passado. Oficialmente, a Subestação Samambaia foi inaugurada no dia 2 de julho de 1998, embora já estivesse operando há 116 dias. “O dia 9 de março pra gente é a data oficial porque foi nesse dia que começou a energização”, defendem os trabalhadores.

O funcionamento da Subestação Samambaia é supervisionado em três turnos pelos trabalhadores. Mas até 2007 ela era telecomandada e não havia trabalhadores. “Devido a grande importância dessa Subestação, a Aneel determinou que houvesse uma equipe de monitoramento 24 horas por dia”, lembra o operador Damião Batista.

Consórcio

Três empresas administram as linhas de transmissão da Subestação Samambaia. Furnas, Taesa e a chinesa State Grid. Elas operam em três classes de tensão: 500 KV, 345 KV e 138 KV.

A tensão de 500 KV possui seis linhas de transmissão, das quais três são da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa, uma para a Subestação Luziânia, outra para Subestação Itumbiara e mais uma para a Subestação Emborcação, que fica na divisa entre Goiás e Minas Gerais.

A de 345 KV tem quatro, sendo duas para atender Brasília e as outras, Goiânia. A de 138 KV tem cinco linhas, com projeção para mais três, “todas para atender a demanda dos consumidores de Brasília. Como estão comprando muitos eletrodomésticos, o consumo vêm aumentando ano após ano”, explica o operador Marlon Alves.

As três novas linhas de transmissão que serão instaladas para atender a demanda de Brasília estão previstas para entrar em funcionamento no próximo dia 21 de abril.

Faturamento

Em termos de faturamento, a Subestação Samambaia de Furnas está à frente das outras duas subestações no DF, a Brasília Sul, em Samambaia, e a subestação do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Em todo o Brasil, ela está em 4º lugar no ranking de arrecadação de Furnas.