Os trabalhadores e trabalhadoras da CEB decidiram em assembleia geral, na noite desta quarta-feira (31), que entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (6). A categoria considerou a contraproposta apresentada pela empresa insuficiente e avalia que é possível avançar em alguns pontos da pauta de reivindicação.

O Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF) informa que já solicitou reunião com a empresa, com o objetivo de estruturar o atendimento dos serviços essenciais durante a greve e aguarda a retomada das negociações.

Principais pontos de divergência

Abono salarial: os trabalhadores reivindicam abono salarial de R$ 8 mil, mas a empresa apresentou contraproposta de R$ 4 mil, sendo metade em dinheiro a ser pago em novembro a outra parte em vale alimentação a ser pago em abril de 2013.

Gratificação de férias: a categoria reivindica que todos os trabalhadores recebam 75% de gratificação de férias. A CEB ofereceu valor não inferior a 60%.

Odontológico: a categoria reivindica plano odontológico para todos os trabalhadores, uma vez que os empregado admitidos após 2010 não têm esse benefício. A empresa ofereceu o plano, mas sem implantodontia e ortodontia.

Ganho real: a proposta dos trabalhadores foi de aproximadamente de 5,5% de ganho real, mas a CEB apresentou apenas 1%.

Na próxima segunda-feira (5) o STIU-DF realizará nova assembleia para referendar a decisão tomada pela categoria no dia 31/10.