Em homenagem a história da maior empresa do setor elétrico brasileiro, a Eletrobras, que completou 55 anos em 2017, diversas entidades listaram 55 motivos para que a estatal não seja privatizada. A proposta do governo, além de promover substancialmente a elevação dos preços da tarifa de energia, é também uma grave ameaça a soberania nacional e a segurança energética.

Entre os motivos para que a Eletrobras se mantenha pública, as entidades destacam que o país tem um sistema elétrico mais robusto do que diversos países europeus no que tange à extensão e operação da rede. “A Eletrobras é a espinha dorsal deste sistema. A redução da participação da Eletrobras no mercado representa também perda de controle sobre a energia elétrica do país, mas também sobre a vazão de rios, sendo por isso temerária no que tange a manutenção da soberania do país, controle sobre a segurança energética e gestão sobre o uso múltiplo das águas”.

O documento afirma que a “Eletrobras é alavanca para o desenvolvimento econômico. Vivemos num país com enormes disparidades socioeconômicas inter e intrarregionais. A capilaridade do Sistema Eletrobras continua sendo fundamental para o desenvolvimento do Sudeste, Nordeste, Norte, Sul e Centro Oeste. […] é vital para levar energia nos locais mais ermos do país, seja no interior do Nordeste ou para populações ribeirinhas da Amazônia Legal. Não dá para esconder o papel da Eletrobras para a inclusão energética, social, igualdade de oportunidades e desenvolvimento da economia local”.

Leia o documento completo aqui.