Projeto de lei proíbe que concessionárias criem cobrança maior no horário de ponta

Uma audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados irá debater na próxima terça-feira, 18 de outubro, o projeto de lei que proíbe a cobrança de tarifa diferenciada pelas distribuidoras durante o horário de ponta, a chamada tarifa amarela. A proposta de lei, de autoria do deputado Weliton Prado (PT-MG), proíbe a cobrança de um valor mais elevado no período de maior consumo e também de uma tarifa mínima.

De acordo com o projeto, só pode ser feita a cobrança da quantidade de energia consumida e, além disso, autoriza a concessionária a oferecer descontos ao consumidor que economizar energia no horário de ponta. O deputado Gean Loureiro (PMDB-SC), autor do requerimento de audiência, argumenta que a proposta ainda gera dúvidas e, antes que a matéria seja votada pelos parlamentares, ele defende que ela seja mais discutida para que se possa entender melhor a política tarifária e aperfeiçoar o projeto.

Foram convidados para o debate o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Nelson Hübner; a coordenadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Lisa Gunn; o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite; e o coordenador-geral do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais, Jairo Nogueira Filho. A audiência está marcada para as 14:30 horas, em local ainda indefinido.

As informações são da Agência Câmara

(Agência CanalEnergia, 17.10.11)