nPUB

RETROSPECTIVA 2025

 LUTAS E AÇÕES EM 2025 FORTALECEM A CATEGORIA ELETRICITÁRIA E O STIU-DF

O ano de 2025 chega ao fim deixando um saldo expressivo de lutas, enfrentamentos e iniciativas do STIU-DF em defesa da categoria eletricitária e da classe trabalhadora em geral.

No plano federal, apesar da resistência do consórcio formado pela extrema-direita e pelo “centrão” no Parlamento, a mobilização popular foi decisiva para aprovar a lei que taxa os super-ricos e isenta do imposto de renda quem recebe até cinco mil reais. Trata-se da mais importante vitória dos trabalhadores na história recente do país!

No âmbito da categoria eletricitária, a pressão organizada garantiu avanços significativos: o PLP nº 042/2023, que restabelece a aposentadoria especial por exposição à eletricidade, avançou no Congresso Nacional; e foi aprovada a lei federal que permite a realocação de empregados da Eletrobras, desestatizada em 2022.

Na previdência complementar, os enfrentamentos também foram intensos. Destacam-se:

* a luta pela alteração do estatuto da Eletrobrasprev — criada para incorporar os planos dos trabalhadores da Eletrosul, Eletronorte, Eletrobras, ONS e CHESF — assegurando maior equilíbrio na governança da entidade;

* a resistência contra a transferência de gerenciamento dos planos Eletros-ONS para a VIVEST;

* a defesa da migração voluntária no âmbito da Neoenergia Brasília, diante da tentativa de incorporação do plano NDBPrev pelo CD Néos.

Na esfera corporativa, o ano foi marcado por intensas negociações de ACTs, acordos específicos de PLR e mediações no MPT. Esses esforços resultaram na renovação, com avanços, dos acordos no ONS, Tellus, Equatorial, ENBPAR, Norte Energia, CEB IPES e outros.

Para além da mobilização sindical, o STIU-DF buscou ampliar os benefícios oferecidos aos seus filiados, firmando convênios nas áreas de saúde, odontologia e lazer, além de fortalecer a integração entre os (as) trabalhadores (as) por meio da continuidade do torneio de futebol e da realização do café da manhã da semana do eletricitário, em outubro de 2025.

Assim, nossa categoria, marcada por tantas lutas e tanta história, encerra o ano ainda mais forte, unida e preparada para os desafios que virão.

Que venha 2026!

open Abrir publicação