informeServidoras públicas, empresárias, donas de casa, estudantes, professoras, engenheiras, médicas, desempregadas, juízas, vendedoras ambulantes, executivas, senadoras, deputadas, empregadas domésticas, secretárias… Não há espaço que a mulher não tenha ocupado nas últimas décadas. Mesmo que na maioria das vezes de forma discreta, elas verdadeiramente movem o mundo. Para o STIU-DF, é sempre um prazer homenagear as trabalhadoras de nossas empresas. Com dedicação, competência e energia, essas profissionais, atuando nas mais diversas áreas, colaboram de maneira decisiva para que CEB, Eletronorte, Furnas, Eletrobrás e ONS sejam empresas de destaque nos cenários local e nacional.
O Sindicato reassume o compromisso de lutar sempre pelo respeito pleno aos direitos das mulheres. É dever do STIU-DF buscar, no âmbito das empresas, avanços que valorizem cada vez mais o trabalho feminino. E, no âmbito geral, apoiar a discussão, elaboração e implantação de políticas públicas que solucionem os problemas hoje enfrentados pelas mulheres, especialmente a discriminação salarial, a ausência de políticas de saúde eficazes e o assédio moral no trabalho.
É importante lembrar que o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi instituído em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU). No dia 8 de março de 1857, teve lugar aquela que terá sido, em todo o mundo, uma das primeiras ações organizadas exclusivamente por trabalhadoras. Operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque fizeram uma grande greve por melhores condições de trabalho, redução na carga diária de 16 para 10 horas, equiparação de salários com os homens (recebiam um terço do salário para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com brutal violência: a fábrica foi trancada e incendiada com aproximadamente 130 tecelãs, que morreram carbonizadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica, e as rosas, uma melhor qualidade de vida.
Desde então, muitas e significativas mudanças ocorreram no mundo, porém jamais arrefeceu a vontade das mulheres de lutarem por seus direitos e por um mundo melhor para todos. E você, com certeza, é parte dessa história.


VISUALIZAR ARQUIVO EM PDF