A edição especial do jornal Energia Alerta do Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF), dedicada à retrospectiva 2023, destaca os desafios enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico e também as parcerias e resistências desses 12 meses que se passaram.

Dentre as lutas, estão as mobilizações que resultaram na derrubada do veto ao artigo 8º do Projeto de Lei nº 3069/2022, uma vitória significativa para os empregados da CEB Distribuição, privatizada em 2021. Além disso, a edição dá ênfase à frente parlamentar mista pela reestatização da Eletrobras, lançada em março de 2023, um movimento importante para o objetivo de retomar o controle estatal da empresa.

A luta dos eletricitários pela aposentadoria especial também ganha destaque, mostrando a importância da inclusão desse direito no relatório da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. A campanha salarial é outro ponto abordado, onde, apesar dos desafios, se celebram os avanços conquistados graças à persistência dos trabalhadores.

Dentre outros destaques, o Congresso dos Urbanitários no DF (Conurb) é mencionado como um marco na defesa do setor elétrico e da classe trabalhadora, estabelecendo um plano de luta para os períodos subsequentes. Protestos e manifestações contra as demissões na Eletrobras e pela retomada de uma Eletrobras pública também são lembrados nesta edição.

Além disso, o jornal aborda a participação ativa do sindicato em debates sobre previdência e fundos de pensão, destacando a denúncia de tentativas de golpes nos fundos de pensão dos trabalhadores pela Eletrobras. Por fim, a edição celebra a realização do primeiro torneio de futebol para a integração dos eletricitários, um evento simbólico que reforça o espírito de comunidade e solidariedade entre os trabalhadores do setor.

O ano de 2023 foi desafiador para o sindicato, à categoria e ao setor elétrico, assim, a direção do STIU-DF,  no editorial, enfatiza a necessidade de cada trabalhador e trabalhadora, em 2024, empenhar-se coletivamente e, em conjunto ao sindicato, na superação desses desafios, essencial para a construção de um futuro mais justo e seguro para os eletricitários e para a classe trabalhadora como um todo.

Para ler a íntegra do Jornal Energia Alerta, clique aqui

Boa leitura!