O Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF) expressa seu veemente repúdio à perseguição promovida pela direção do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) contra o dirigente Agamenon Oliveira, figura de destaque no campo da pesquisa energética e defensor dos direitos dos trabalhadores.

Sob o pretexto de reestruturação e foco em “desenvolvimento estratégico”, a atual gestão do Cepel tem demonstrado um grande desrespeito pelo legado histórico do Centro, que tem sido fundamental para a inovação e avanço tecnológico no setor de energia elétrica. A ação mais recente dessa gestão foi suspender o pesquisador e dirigente Agamenon Oliveira de suas funções, sob acusações infundadas de “falta grave por mau procedimento”, uma medida que consideramos uma clara represália por sua atuação sindicalista.

Agamenon Oliveira tem dedicado anos de serviço à pesquisa e ao progresso científico na área de energia, possui um currículo notável. Tal suspensão não apenas desconsidera sua contribuição acadêmica e profissional, mas também representa um ataque aos princípios de liberdade sindical e de luta pelos direitos dos trabalhadores. Essa postura antissindical tem sido um padrão de comportamento em várias empresas após a privatização da Eletrobras, onde a perseguição e a tentativa de enfraquecimento da luta por direitos trabalhistas se tornaram práticas comuns.

O STIU-DF reforça o apoio e solidariedade ao companheiro Agamenon Oliveira e condena toda tentativa de silenciar quem atua na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.