A privatização da CEB trouxe diversos impactos à população do Distrito Federal. No entanto, os trabalhadores e trabalhadoras da extinta CEB Distribuição foram os maiores prejudicados na entrega da estatal à iniciativa privada. Muitos profissionais, que dedicaram a vida à construção e consolidação da empresa na Capital Federal foram demitidos e outros incorporados à Neoenergia, que já promoveu mais de 50 desligamentos.

Todos os trabalhadores e trabalhadoras da CEB, à época da privatização, eram concursados e tiveram seu direito ao emprego público totalmente desrespeitado. Após muita luta e resiliência, o sindicato e a categoria conseguiram a aprovação da lei 7.172/2022 pela Câmara Legislativa do DF, que foi declarada inconstitucional pelo TJDFT no último dia 7/03.

Porém, foi apontado apenas o vício formal de iniciativa da lei, não havendo contestação dos magistrados quanto ao mérito. Nesse sentido, é imprescindível que o governador do DF, Ibaneis Rocha, encaminhe urgentemente um Projeto de Lei do Executivo para o aproveitamento dos trabalhadores da CEB Distribuição.

O STIU-DF destaca que vai intensificar essa luta nos próximos dias e conta com a mobilização da categoria.  Estão previstas ações como faixaço, concentrações no Buriti, ato público, panfletagem na CLDF e outras.

É preciso que o GDF faça justiça e devolva os empregos públicos dos trabalhadores e trabalhadoras da CEB. Em breve o sindicato convocará os trabalhadores para as atividades propostas pela entidade.