Os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte decidiram suspender a greve na sede da empresa, em assembleia realizada ontem, dia 09/03/2022 e manter a mobilização contra a privatização da Eletrobras, dando um recado claro de que jamais deixarão de lutar pelo emprego, e que essa luta não é de alguns, mas de todos e todas, independentemente da posição que ocupamos na empresa.

A categoria entendeu que muitas vezes somos obrigados, por força das circunstâncias, dar um passo atrás, para poder, em outro momento, dar vários passos à frente com mais firmeza e determinação. Não foi uma decisão fácil, foi doída, mas temos a convicção de que foi correta e responsável, já que o movimento paredista não estava atingindo completamente os objetivos propostos.

A direção do STIU/DF parabeniza os heroicos trabalhadores e trabalhadoras, que mesmo enfrentando condições completamente adversas e correndo o risco de terem os dias descontados, corajosamente participaram desta greve histórica, pela manutenção do nosso ACT, pelo nosso emprego, pela Eletrobras pública e pelo Brasil. A história saberá reconhecer a luta destas mulheres e destes homens que tiveram a coragem de lutar contra a entrega, de “mão beijada”, da maior empresa de energia elétrica da América Latina, a Eletrobras, empresa pública, patrimônio do povo brasileiro.

A suspensão da greve não foi uma derrota dos trabalhadores da sede da Eletronorte, tem que ser vista como uma oportunidade de correção de rumo e de busca de nossa unidade interna para que a nossa luta contra a privatização se torne mais efetiva, ainda. Temos que nos unir em torno do nosso sindicato, aquele que verdadeiramente defende os nossos interesses, e com a participação de todos lutar pelo nosso emprego.

Não está na hora de buscarmos “culpados” pela suspensão do movimento paredista. Está na hora de ganharmos corações e mentes para fortalecer a nossa luta contra a privatização da empresa e consequentemente pelo nosso emprego. Está na hora de marcharmos juntos, unidos, independentemente do cargo que ocupamos na empresa, em prol do nosso objetivo comum, evitar a privatização. Só trabalhando e lutando juntos evitaremos este mal maior, não existe outra alternativa. Estamos no mesmo barco. Ou salvamos o barco ou morreremos, porque neste barco não existem salva vidas.

Neste momento o pior dos mundos é a nossa divisão, por isto todos nós temos que trabalhar pela nossa união independentemente de nossas diferenças ideológicas ou de visão de mundo. A falta de unidade de ação entre nós enfraquece a nossa luta pelo nosso emprego e beneficia aqueles que trabalham incessantemente pela privatização da Eletrobras.

A greve foi suspensa, mas a luta contra a privatização continua, pois jamais deixaremos de lutar pelo nosso emprego, pela Eletrobras pública e pelo Brasil. Devemos encarar essa luta, como a luta de nossas vidas e ela deve ser feita por todos e todas e não apenas por alguns

Todo apoio a greve da Eletrobras e Furnas sede

Em uma assembleia histórica, realizada em 09/03/2022, no Rio de Janeiro, com a presença maciça da categoria, os trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras e Furnas sede aprovaram a manutenção da greve, quase por unanimidade, numa demonstração de que a categoria entendeu que só com unidade e disposição de luta é possível impedir que os privatistas avancem sobre os nossos direitos, benefícios e emprego.

Mesmo a diretoria da Eletrobras tendo cortado 22 dias de greve, os trabalhadores da Eletrobras e Furnas sede não desistiram de lutar. Estão lutando, inclusive, por nós. Por isto, o mínimo que podemos fazer é aplaudi-los e apoiá-los integralmente.

Parabéns trabalhadores e trabalhadoras da Eletrobras e Furnas sede por esta luta histórica. Todo apoio aos guerreiros e guerreiras que estão lutando por todos nós e pelo Brasil.

Calendário de atividades do STIU/DF

Dia 10/03/2022 (quinta-feira)

         – Assembleia virtual informativa sobre a luta contra a privatização, às 15h, transmitida da sede da empresa

        – faixas, na sede da empresa, alusivas a luta contra a privatização

        – Presença da diretoria do STIU/DF

Dia 11/03/2022 (sexta-feira)

         – Assembleia mista (virtual e presencial) sobre a luta contra a privatização, às 15h

        – faixas, na sede da empresa, alusivas a luta contra a privatização

        – Atividade cultural, na sede da empresa, a partir das 17h

       – “Piquenique” de confraternização, na sede da empresa, junto com a atividade cultural

Dia 14/03/2022 (segunda-feira)

         – faixas, na sede da empresa, alusivas a luta contra a privatização

      – Ato público de apoio a greve da Eletrobras e Furnas sede, durante todo o dia. Teremos atividades culturais, lanche e uma merecida e bonita confraternização.

Nota: Preparamos tudo isto para você, por isto contamos com a sua presença!