Ontem (3/2), o STIU-DF se reuniu com representantes da Axia Energia para tratar da situação do antigo banco de horas dos trabalhadores e trabalhadoras de Furnas. Durante a reunião, o sindicato cobrou uma solução para horas extras que não foram pagas e que, além disso, não constam mais no controle de frequência do sistema SAP.
A empresa informou que irá levantar, junto ao CSC, os bancos de horas individuais, tanto positivos quanto negativos. Após esse levantamento, a Axia se comprometeu a apresentar uma proposta para a liquidação desses bancos. Inicialmente, a empresa sinalizou a possibilidade de pagamento das horas, mencionando a hipótese de deságio, condicionado a garantias de que o STIU-DF não ingressaria com ações futuras relacionadas a essas horas. Esse ponto será debatido em nova reunião, após a disponibilização dos dados dos bancos de horas.
Na reunião, o STIU-DF também informou à empresa sobre a reivindicação da categoria quanto à redução da intrajornada dos trabalhadores de Serra da Mesa para 30 minutos e a saída às 16h. Os representantes da empresa afirmaram que vão avaliar a demanda junto às gerências de Transmissão e Geração e dará um retorno ao sindicato.
O STIU-DF seguirá acompanhando o tema e manterá a categoria informada sobre os próximos encaminhamentos.

