Na sexta-feira (30/01), dirigentes do STIUDF da base Neoenergia se reuniram com representantes da área de Relações Trabalhistas da empresa para tratar dos pontos abordados na nota distribuída à categoria no dia 29 de janeiro.

A abertura da empresa para o diálogo foi destacada pelos dirigentes sindicais que lembraram ser premissa do STIU-DF o diálogo como solução de conflitos, e que desde  o surgimento dos primeiros relatos de problemas na marcação e no gozo de férias de trabalhadores e trabalhadoras da área operacional tem dialogado com as lideranças, chegando inclusive a acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT), na busca de uma solução, entretanto, a falta de encaminhamentos concretamente, somado ao problema no pagamento da 1ª parcela do 13º salário, levou à divulgação da nota à categoria.

Os dirigentes sindicais reforçaram ainda que, ao longo de seus mais de 40  anos de representação da categoria, o STIU-DF sempre atuou com responsabilidade, defendendo a qualidade dos serviços prestados à população do Distrito Federal, sem abrir mão do reconhecimento da importância do trabalho realizado por eletricitários e eletricitárias. O sindicato também reconhece o aumento da demanda operacional no período chuvoso, entre outubro e março, e a necessidade de um efetivo adequado. No entanto, essa demanda operacional jamais pode se sobrepor aos direitos garantidos em acordo coletivo, à saúde e ao descanso digno dos trabalhadores e trabalhadoras.

O STIU-DF registra a realização da reunião e o compromisso assumido pela empresa de creditar até o dia 6 de fevereiro, a diferença da primeira parcela do 13º salário referente ao adicional de periculosidade. Em relação à marcação e ao gozo de férias, a Neoenergia informou que fará alinhamentos com as lideranças das áreas operacionais, especialmente nos setores com maior número de relatos de problemas. Segundo a empresa, o objetivo é buscar soluções tanto sobre os períodos de gozo quanto sobre o fracionamento das férias, com foco no equilíbrio entre as necessidades operacionais e da categoria.

Diante das manifestações da empresa e dos encaminhamentos apresentados, o STIU-DF informa que acompanhará atentamente tanto o pagamento da diferença da 1ª parcela do 13º salário quanto as tratativas e a efetiva melhoria nos procedimentos de marcação e gozo de férias, e reforça ainda a importância da categoria  manter-se mobilizada e atenta as convocações da entidade sindical.

 O sindicato seguirá atento e atuante na defesa dos direitos da categoria