Chegou ao conhecimento desta entidade, que alguns gestores, de diversas áreas da empresa, principalmente da contabilidade, têm trabalhado incansavelmente para atender os prazos da Eletrobras. Além de trabalharem, mais do que o normal, têm pressionado pessoas e equipes, para que a ordem insana da Eletrobras, de antecipar o balanço, seja cumprida.

Sabemos que as informações financeiras da Eletronorte, referentes ao ano de 2021, foram enviados para a Eletrobras e auditoria independente para os devidos ajustes e parecer. Agora, para que a Price faça as depurações em prazo recorde, é necessário que ocorram interações com diversas áreas da empresa, não apenas com a contabilidade, para elucidar possíveis dúvidas e envio da documentação necessária. É a última etapa do balanço.

Trabalhadores e trabalhadoras de todas as empresas do sistema Eletrobras estão lutando com todas as suas forças, desde 2017, para evitar a privatização. Mas infelizmente, uma pequena parcela da categoria, notadamente de gestores, tem seguido cegamente a cartilha das direções da Holding e da Eletronorte e trabalhado incansavelmente e pressionado equipes, para que o cronograma da antecipação do balanço seja cumprido.

Alertamos a estes gestores que estão cometendo um desserviço ao Brasil, à Eletrobras, à Eletronorte e aos seus colegas. Denunciaremos implacavelmente todos aqueles que estiverem traindo a categoria ou que estão se “vendendo” pela gratificação gerencial. Não pensem vocês que agindo assim, evitam a sua demissão em caso de privatização. Ledo engano.

As direções da Eletrobras e Eletronorte não têm compromisso com ninguém, nem com eles próprios ao colocar seus CPFs na corrida mirabolante de privatizar a Eletrobras. Ao fim, independentemente de estarem “ajudando” na privatização e traindo a confiança de todos os outros trabalhadores, também serão demitidos impiedosamente.

Está na hora de decidir de que lado da história você quer ser lembrado. Se do lado daqueles que traíram a categoria e ajudaram as direções das empresas a privatizar, ou daqueles que não se acovardaram na luta por seus empregos e contra a privatização. Você quer ser lembrado como um traidor de sua categoria, de sua classe, como facilitador da privatização ou como aquele que lutou para evitar essa insanidade de um governo entreguista do patrimônio público.

Para o sindicato não resta outra alternativa, senão separar o “joio do trigo” denunciando para a categoria os “colaboradores” do processo de privatização, para que a história e a categoria jamais se esqueça dos traidores dos eletricitários.

Ainda é possível refletir sobre o assunto e se colocar do lado correto da história, mas caso, alguns persistam neste lamentável erro, a partir do dia 04.03.22, o sindicato denunciará nominalmente todos aqueles que estão traindo a categoria e contribuindo com a entrega do patrimônio público, participando ativamente do processo de privatização ou fornecendo informações para que a Price elabore o parecer das informações financeiras.

Estamos em uma guerra para defender o nosso país contra os entreguistas, e defender o nosso emprego. Na guerra é dente por dente, olho por olho.

Não permitiremos que alguns gestores pressionem os trabalhadores para que o balanço seja antecipado, colocando em risco o registro profissional e o CPF destes profissionais.

O sindicato irá até as últimas consequências contra a privatização da Eletrobras.

Veja aqui o boletim do STIU-DF.