O Sindicato dos Urbanitários no DF (STIU-DF) convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte para participarem de um importante ato nesta sexta-feira (28), às 9h, em defesa da Eletrobras pública. A atividade, que será realizada em frente à sede da empresa, localizada na Quadra 504, da Asa Norte, vai contar com a participação de movimentos populares, centrais sindicais e parlamentares.

O ato tem como objetivo denunciar as várias irregularidades no processo de privatização da estatal e alertar a população sobre os impactos da entrega da Eletrobras à iniciativa privada.

Cabe destacar que, o Tribunal de Contas da União (TCU) ao analisar a documentação encaminhada pela empresa sobre a desestatização da Eletrobras apontou divergências nos dados apresentados. Paralelo a isso, a empresa tem pressionado os trabalhadores para acelerarem a entrega de documentos com o objetivo de adiantar a apresentação do relatório financeiro de 2021 para viabilizar a venda da estatal elétrica.

Diante desses fatos, é fundamental toda a mobilização e unidade da categoria para cobrar uma investigação séria sobre os desmandos da atual gestão da Eletrobras. Contamos com todos nessa importante atividade.

Após o ato, o STIU-DF vai realizar uma assembleia geral informativa com os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte.

Assedio moral, não!

Após aprovação da categoria, o STIU-DF protocolou uma ação judicial na Justiça do Trabalho em desfavor da Eletronorte em virtude ações de assédio moral contra os eletricitários e eletricitárias da empresa.

A Eletronorte encaminhou aos trabalhadores um comunicado no qual destacava que “a adesão do empregado será tratada como falta imotivada e, portanto, ensejará desconto imediato em sua remuneração. Diante da situação, o sindicato solicitou ao Ministério Público do Trabalho que a empresa denunciada suspenda imediatamente a determinação de apontamento de falta injustificada aos trabalhadores que apresentarem sua adesão à greve para a chefia imediata.

Juntos somos mais fortes!