Seis bases de trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima) decretaram greve, por tempo indeterminado, a partir do dia 18/10/2021, devido principalmente a intransigência das direções da Eletronorte e da Eletrobras, que infelizmente apostaram no conflito e não fizeram nenhum esforço, antes da deflagração do movimento paredista, para evitarem a greve.

Apesar da insistência dos dirigentes sindicais do Sindinorte para encontrar uma solução para as justas reivindicações da categoria, as empresas fizeram “ouvido de mercador” e preferiram apostar no conflito, do que encontrar uma solução negociada.

Somente após a deflagração do movimento grevista, a empresa decidiu abrir um canal formal de negociação. Com isso, os trabalhadores decidiram suspender a greve, mantendo-se o estado de greve.

O Sindicato dos Urbanitários do DF apoia integralmente a luta dos trabalhadores e trabalhadoras das seis bases citadas acima e, considerando que parte das reivindicações que levou a decretação da greve foram aceitas pelos trabalhadores do DF e de outras 4 (quatro) bases da Eletronorte, não foi possível estar juntos nesta exemplar mobilização.

A forte mobilização dos aguerridos trabalhadores já é vitoriosa, pois levou a empresa a chamar os sindicatos para uma reunião de negociação, demonstrando inequivocamente que só a mobilização da categoria evitará a perda de conquistas, assim como fará com que a Eletrobras tenha respeito com seus trabalhadores.

Esperamos que as direções da Eletrobras e da Eletronorte tenham bom senso e se empenhem para atender as justas reivindicações e não apostem na divisão dos trabalhadores, porque ela não ocorrerá.

Esclarecemos às direções das empresas que, por questões organizativas, não pudemos estar juntos nesta luta, mas não ousem tentar derrotar uma parcela dos trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte, porque saberemos, juntamente com as bases que deflagraram a greve dar uma resposta à altura que o momento merece.

Senhores diretores os trabalhadores e trabalhadoras das bases do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima estão realizando um movimento paredista legítimo e justo, e apesar de não estarmos juntos nesta greve, ela tem o nosso total e irrestrito apoio. O movimento dos nossos companheiros e companheiras já é muito forte e demonstra de forma clara a grande capacidade de luta dos mesmos. Portanto, entendemos que as direções das empresas têm o dever de evitarem que esse conflito aumente e mobilize outras bases, que estão observando com muita atenção o desenrolar do mesmo.

NÃO TENHAM DÚVIDAS, SENHORES DIRETORES DA ELETROBRAS E ELETRONORTE, AS BASES QUE ESTÃO EM GREVE TÊM NOSSO APOIO IRRESTRITO, A NOSSA TOTAL SOLIDARIEDADE E COMPANHEIRISMO, MEXEU COM ELAS, MEXEU CONOSCO!