Entre os dias 18 e 21 de outubro de 2021 (segunda a quinta-feira), ocorrerão as eleições da Fundação Real Grandeza para o Conselho Deliberativo, Diretoria de Seguridade e Diretoria de Ouvidoria. Neste contexto, as entidades de representação dos trabalhadores e aposentados de Furnas: STIU-DF, SENGE-RJ, ASEF, SINDEL, SINEFI-PR, SINERGIA-ES, SINDEFURNAS, STIEESP e STIEENNF, vem a público repudiar o nível baixíssimo da “campanha” eleitoral.

Responsável pelo pagamento mensal de uma folha de mais de R$1 bilhão, a entidade não pode ter as discussões sobre seu futuro permeadas por tamanha irresponsabilidade.

É lamentável que depois de tudo o que temos passado nos últimos tempos no Brasil, em relação aos processos eleitorais baseados em mentiras, medo e ódio – tripé nefasto, o mecanismo desgastado ainda seja utilizado por alguns candidatos ao pleito da nossa Fundação Real Grandeza. A ocupação dessas vagas pressupõe conduta ilibada e ética de seus ocupantes.

O que esperamos de diretores e conselheiros da Fundação Real Grandeza é o conhecimento da matéria e o comprometimento com participantes e assistidos, e o canal aberto com as entidades de representação dos trabalhadores. Estes que passam o dia inteiro nas redes sociais disseminando mentiras, medo e ódio, são incapazes de participar de um debate sério, propositivo e nada acrescentam à luta travada pela sobrevivência de nossas empresas e instituições. Por que esses candidatos não discutem tábua de mortalidade, diversificação e estratégias de investimento, soluções para o plano de saúde, multipatrocínio, propostas de equacionamento de passivo, enfim, a perenidade da nossa Fundação Real Grandeza? A resposta é simples: eles não estão prontos tecnicamente e politicamente para o debate. Daí partem para o ataque raso, rasteiro, com o discurso vazio do “tem que mudar isso aí, viu?”

Estamos vivendo tempos decisivos, desafiadores, de enfrentamento de uma reforma regulatória das EFPCs, de possibilidade de consolidação dos planos de saúde e dos fundos de pensão do grupo Eletrobras. Não podemos errar, cometer loucuras, apostar em aventuras.

Nós, enquanto representantes eleitos pelos empregados e aposentados, temos o dever e a responsabilidade de fazer este alerta e também de recomendar os candidatos que confiamos, que chancelamos o apoio para todos os desafios que iremos enfrentar nos próximos quatro anos.

Vamos firmes com seriedade e responsabilidade até a vitória!

Veja como votar no link: https://abre.ai/frg2021