O STIU-DF vem cobrando reiteradamente da Diretoria Administrativo-Financeira da FACEB a retomada urgente do empréstimo aos participantes e assistidos da Fundação. Desde a reunião realizada em 19/08, o processo andou, mas a demora na liberação está frustrando e gerando transtornos aos interessados.

Os trabalhadores e trabalhadoras da Neoenergia-CEB enfrentam dificuldades financeiras e se encontram totalmente sem acesso ao crédito bancário, já que a empresa não firmou convênio com o BRB para liberação do consignado.

Já são vários meses sem a concessão de empréstimos pela Fundação, que também não deliberou sobre o pedido de moratória no pagamento das parcelas de junho, julho e agosto, apresentado pelo STIU-DF em maio/2021. O problema afeta, também, os aposentados dos três planos previdenciários, que não encontram alternativas para sanar suas dívidas fora dos juros e taxas abusivas dos bancos e financeiras.

A FACEB alega que a suspensão foi motivada por falhas encontradas no sistema. Porém, segundo o próprio diretor administrativo-financeiro da Fundação, trata-se de um problema já resolvido pela empresa responsável. Então, o que falta?

O Empréstimo da FACEB, além de um ótimo investimento para os planos, é um direito dos participantes e assistidos da Fundação. O STIU-DF aguarda a sua retomada urgente e reforça: persistindo a demora, não restará outro caminho a não ser demandar as providências cabíveis aos órgãos competentes.