Em reunião realizada na última quinta-feira, 19/08, o STIU-DF cobrou o esclarecimento dos dirigentes da FACEB acerca da suspensão do empréstimo e do prazo para o seu restabelecimento.

Os diretores do Sindicato, presentes na reunião, lembraram que os trabalhadores da Neoenergia-CEB enfrentam dificuldades financeiras e se encontram totalmente sem acesso ao crédito bancário, já que a empresa não firmou convênio com o BRB para liberação do consignado.

Já são três meses sem a concessão de empréstimos pela Fundação, que também não deliberou sobre o pedido de moratória no pagamento das parcelas de junho, julho e agosto, apresentado pelo STIU-DF em maio/2021. O problema afeta, também, os aposentados dos três planos previdenciários.

Os dirigentes da FACEB alegaram que a suspensão foi motivada por falhas encontradas no sistema e que a empresa responsável está trabalhando para solucionar o problema o quanto antes.

Diante da demanda do Sindicato, o diretor financeiro da Fundação se comprometeu a dar um posicionamento mais objetivo sobre a retomada dos empréstimos até a próxima quinta-feira, 26/08.

O STIU-DF aguardará a resposta da FACEB para o encaminhamento das providências cabíveis.