Em reunião realizada na última sexta-feira, 20/08, com representantes da Neoenergia, o STIU-DF apresentou a relação de 14 (quatorze) pontos que precisam ser urgentemente respondidos e solucionados pela empresa.

Um desses pontos, já reiterado por diversas vezes pelo Sindicato, é o descumprimento do item 6.6 do Acordo Coletivo de Trabalho, que se refere ao fornecimento de transporte aos empregados que encerram sua jornada de trabalho a partir das zero hora. Outro ponto realçado pela entidade sindical foi o pagamento a menor dos adicionais de turno de revezamento e noturno, já que estão sendo aplicados apenas sobre o salário-base, desconsiderando as verbas de ACT.

Os dirigentes do STIU-DF também questionaram a perda de remuneração sofrida por alguns empregados a partir de junho/2021, com a definição do Salário Individual Reconhecido (SIR); a falta de resposta formal em relação aos empregados que não receberam a indenização de Horas Extras suprimidas; o déficit de pessoal, cansaço, pressão e risco de acidentes; a não aceitação de atestados de acompanhamento; a convocação obrigatória para HE na folga dos empregados; o acréscimo de apenas 50% nas HEs executadas na folga (compensação); o enquadramento de empregados em cargos diferentes ao que está no contrato de trabalho; além de outras demandas.

A empresa ficou de responder até amanhã, 25/08 (quarta-feira), quando ocorrerá nova reunião com o Sindicato. Aguardemos.

Neoenergia-CEB apresenta resultado parcial das metas ACT PLR-2021

Na mesma reunião de sexta-feira, a empresa apresentou aos dirigentes sindicais os resultados parciais das metas e objetivos fixados no ACT específico da PLR 2021. Conforme os representantes da Neoenergia, com exceção ao DEC e FEC, todos os indicadores estão aderentes ao que foi estabelecido no acordo, considerando a data de 30/06/2021. O Sindicato registrou que esse resultado se deve fundamentalmente ao compromisso histórico da nossa categoria com a qualidade no fornecimento de energia elétrica à população do DF. A contrapartida é esperada.