Os trabalhadores e trabalhadoras da Eletronorte, em Brasília, reprovaram a proposta ao novo Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela direção da Eletrobras. Em assembleia virtual realizada ontem (12), dirigentes do STIU-DF explicaram o termo à categoria, na qual destacaram as alterações propostas pela empresa.

No entendimento do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) a proposta não atende as reivindicações da categoria. Nesse sentido, o encaminhamento definido pelo Coletivo foi pela rejeição do termo.

A Eletrobras insiste em alterar a cláusula que trata do Plano de Saúde dos trabalhadores e trabalhadores, impondo um aumento absurdo em cerca de 400% de co-participação da categoria, além de pressionar as entidades sindicais a concordarem com demissões de mais profissionais da Eletronorte. Cabe destacar que são esses trabalhadores que estão atuando para recuperar o sistema elétrico do estado Amapá.

O STIU-DF ressalta que as entidades que compõem o CNE estão abertas para o diálogo, para assim, darem continuidade às negociações do Acordo Coletivo da categoria.