O Sindicato está demandando à Fundação providências relacionadas a temas que, para a entidade sindical, não estão sendo conduzidos adequadamente nestes tempos de Coronavírus. É o caso da campanha de vacinação e das “estratégias previdenciais”. Vale dizer que a FACEB é uma entidade dos trabalhadores e aposentados da CEB. São eles que contribuem para a Fundação e garantem recursos para o seu funcionamento. O que se espera com isso, no mínimo, é que a Faceb tenha como centro de sua atuação o atendimento às pessoas e a satisfação das demandas de participantes e assistidos. Infelizmente, não é isso q vem ocorrendo. São inúmeras as queixas de usuários dos planos de saúde, que cansados de esperar autorizações nunca concedidas, acabam optando por pagar exames e até cirurgias. Também, há muitas reclamações sobre reembolsos, cujas negativas, além de frequentes, geralmente não são acompanhadas de justificativas claras e acessíveis. E por falar em acessibilidade, o fato de ter transferido o atendimento e autorizações para empresa de Belo Horizonte contribuiu muito para a burocratização do plano e frustração dos beneficiários. Tudo isso tem que ser mudado e o STIU-DF continuará atuando nesse sentido.

  Sindicato cobra descentralização da Campanha de Vacinação

Em tempos de pandemia, não é coerente ou justificável a concentração de pessoas em um só lugar (Asceb) para campanha de vacinação antigripe. Neste sentido, o STIU-DF está atuando junto à diretoria da CEB no sentido de estruturar essa campanha, agora voltada para dependentes, aposentados e pensionistas, nas cidades onde a empresa mantém bases operacionais. Espera-se que prevaleça o bom senso.

 Sindicato reivindica suspensão de pagamento de empréstimos de férias e da FACEB

O STIU-DF encaminhou cartas à CEB e Faceb reivindicando a suspensão de pagamento das parcelas de empréstimo de férias e da Fundação. Essa medida, geralmente, é implementada em agosto de cada ano. Porém, em função da crise que se avizinha, o STIU-DF e os trabalhadores avaliam ser importante a antecipação para maio próximo. Aguarda-se que o Conselho Deliberativo decida rápido e em sintonia com os interesses da categoria.

 Estratégias Previdenciais: STIU-DF solicita prorrogação do prazo de 180 dias

Em carta encaminhada ao Conselho Deliberativo, em 31/03, o Sindicato reivindicou alteração do calendário de implementação das chamadas “estratégias previdenciais”, aprovadas em 13/02 pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). De forma absurda, o referido Colegiado fixou o prazo de 01/05 a 30/06  para que os participantes e assistidos possam optar pela permanência no plano BD, migrar para o plano BD saldado, migrar para o CD ou, por fim, migrar 50% para o BD saldado e 50% para o CD. Trata-se de uma decisão fundamental na vida das pessoas, que não poderá ser revertida depois. Por isso, é inadmissível que o prazo para opção seja aberto exatamente nesse momento, onde 80% dos beneficiários, por serem do grupo de risco, simplesmente não podem sair de casa. Um processo como esse não se deve prescindir de nenhuma estratégia de esclarecimento e orientações, muito menos de atendimento presencial. Com a negativa da Faceb, o STIU-DF avalia medidas a serem tomadas para garantir o direito de participantes e assistidos à ampla informação e tranquilidade para decidir sobre o melhor caminho a seguir.