A intersindical ONS diante das situações que envolvem a saúde e a segurança de todos os trabalhadores do Operador e, em particular, aqueles que, por conta da condição essencial de suas atividades, tem se deslocado às sedes do ONS para trabalharem, no caso os operadores e analistas de tempo real,  os quais desempenham atividades de suma importância para a vida de todas as pessoas de nosso país.

Esses profissionais executam suas atividades em regime de turno, ininterruptos e a intersindical ONS vem acompanhando e demandando a empresa na busca de medidas que deem segurança e melhores condições de trabalho nesse período da pandemia da COVID-19.

Nesse espírito, a intersindical ONS, de maneira inovadora e também para garantir a voz de todos os trabalhadores – operadores e analistas de tempo real, efetuou assembleias nas quatro localidades do ONS – Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Florianópolis, todas  realizadas em ambiente digital onde os representantes sindicais de cada base e os trabalhadores puderam expressar suas opiniões e deliberar sobre a proposta de alteração de jornada de turno, que a empresa apresentou à categoria e as entidades sindicais.

No dia 06 passado, realizamos assembleias no ambiente Microsoft Teams, da seguinte forma:

Cidade Horário de início Convocação pelas entidades Sindicais
Brasília 11h00 STIU-DF
Recife 15h00 SENGE-PE e SINDURB-PE
Rio de Janeiro 15h00 SINTERGIA-RJ e SENGE-RJ
Florianópolis 15h00 SINERGIA-SC e SENGE-SC

As assembleias contaram com maciça participação dos trabalhadores operadores e analistas do ONS e as entidades sindicais apresentaram a proposta da empresa bem como as conquistas que o processo de negociação garantiu aos trabalhadores.

Como resultado a proposta de alteração provisória da jornada de trabalho (de 8h para 12h), por conta da pandemia da COVID-19, foi aprovada em todas as bases do ONS e a intersindical ONS já encaminhou os resultados para a empresa. Nesse momento a intersindical ONS aguarda a conclusão do processo de elaboração do aditivo aos ACTs vigentes e assim que ele estiver consolidado estaremos informando a todos.

A intersindical ONS agradece o apoio de todos os trabalhadores, agradece ainda o empenho e dedicação demonstrados em prol de toda a sociedade, na medida que estão desempenhando uma atividade essencial para garantir o acesso básico a um insumo indispensável a população brasileira – a energia elétrica, sem a qual teríamos dificuldades intransponíveis nesse momento de isolamento e quarentena que a população brasileira está seguindo, por conta da pandemia da COVID-19.

Contem com as entidades sindicais de sua base, cuidem-se e cuidem de sua família para podermos atravessar esse momento delicado de saúde pública e tenham a certeza que a Intersindical ONS permanecerá vigilante e atuante na defesa de todos os trabalhadores do ONS.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

STIU-DF , SENGE-PE, SENGE-RJ, SINTERGIA-RJ e SINERGIA-SC