SUSPENSA A PARALISAÇÃO TRADICIONAL DE AMANHÃ DIA 18. VAMOS ÀS REDES PRESSIONAR O GOVERNO. PARTICIPE!

A CUT divulgou orientação para manutenção da greve, evitando aglomerações. Após avaliação da situação geral que ocorre especialmente no DF, SP e RJ, o Sindinorte deliberou por fazer um movimento diferente do que estamos acostumados a fazer – um movimento em massa, mas virtual.
Entendemos que situações de crise exigem a necessidade de se reinventar.

Obstáculos fazem parte da nossa luta, colocando à prova a capacidade de mobilização da categoria. Nossas greves, historicamente, contam com piquetes nas portarias, o que acabaria por causar certa aglomeração, colocando em risco de contágio pelo coronavírus os(as) trabalhadores(as) que já estão expostos com a ida e vinda ao local de trabalho.
Por isso, ao invés da nossa tradicional greve, estaremos aderindo ao movimento organizando um twitaço, uma forma segura e eficaz de mostrar ao Governo que temos o que ele não demonstrou no último domingo – responsabilidade e consciência do grave momento que estamos vivendo.

Nos últimos dias, o Governo partiu para o ataque, relacionando a privatização da Eletrobras à contenção da crise do coronavírus. Algo insólito e totalmente irresponsável. Incitando inclusive os parlamentares a aprovarem em uma semana o PL que autoriza a privatização da maior empresa de energia da América Latina. Querem dizimar de vez uma empresa sólida, que possui capacidade de investimento e que poderia colaborar na superação desta crise.

Mais uma demonstração do total despreparo do Governo Federal mostrando claramente que os interesses na privatização da Eletrobras não são pelo bem dos brasileiros, mas sim pelo bem do bolso de alguns que hoje se encontram em postos chaves de nosso Sistema e no Governo.

Internamente, a Eletrobras vinculou a suspensão da greve ao adiantamento do 13º salário. Um total disparate que demonstra que não há seriedade dentre os negociadores do Sistema. A Eletrobras, deveria se ocupar em conter o vírus que já atinge de maneira consistente a capital do país e o escritório central no RJ, liberando totalmente os(as) trabalhadores(as) da ida presencial ao seu local de trabalho, haja vista que nestas cidades a transmissão do coronavírus já se encontra em Provável ou iminente estágio de contaminação comunitária. Ao invés disso a Eletrobras aposta em chantagens baratas. Uma vergonha.

Apesar dos eletricitários terem grandes motivos para fazerem uma das maiores greves de sua história, devido principalmente aos ataques do governo à soberania nacional com a privatização da Eletrobras, trazendo como consequência o aumento da tarifa de energia elétrica e a piora dos serviços públicos, entendemos que o mundo e o país estão passando por um momento, sem precedentes, devido ao coronavírus. E por uma questão de responsabilidade para com o povo brasileiro estaremos suspendendo a paralisação marcada para amanhã, dia 18 de março. Vamos ajudar o país a vencer esse inimigo invisível, para depois, junto com o povo brasileiro derrotar a irresponsabilidade que se instalou nesse governo.

Por isso, de onde estiver, participe da nossa mobilização virtual. As orientações completas serão enviadas por e-mail ao longo do dia de hoje e amanhã. Mantenham-se mobilizados para as próximas atividades desse ano, porque teremos a luta contra a privatização, contra o desmonte da empresa e por um ACT justo.

Vamos defender os serviços públicos e de qualidade. Vamos defender a nossa Eletrobras. Pelo fim da Emenda Constitucional 95 que limita os investimentos em saúde e educação.

#GreveGeral #EletrobrasPública #EmDefesadoBrasil #EmDefesadosServiçosPúblicos