Muda a direção da CEB e não muda o discurso da “situação econômico-financeira” da empresa quando o assunto é a data-base dos trabalhadores e trabalhadoras da Companhia. Nesta quarta-feira (23) aconteceu a terceira rodada de negociação do novo Acordo Coletivo de Trabalho dos cebianos, que a depender da direção da estatal será extinto.

Em reunião realizada no dia 16, a direção da CEB propôs a exclusão de 12 itens do ACT. Hoje, mais seis cláusulas ficariam fora do ACT, de acordo com a proposta da CEB. São elas, a cláusula que trata dos turnos de revezamento/redução de jornada, bolsa escolar, adicional de condutor, quinquênio, adicional noturno e gratificação de férias.

Além disso, a CEB solicitou a exclusão do parágrafo quarto da cláusula que trata do vale alimentação/refeição, suprimindo o “tíquete natalino”, benefício pago aos trabalhadores no mês de dezembro. Outro retrocesso é a tentativa de retirada da complementação do auxílio doença ao acidentado e previdenciário, bem como, a alteração na cláusula sétima – indenização por morte ou invalidez permanente com redução de 50% nas respectivas indenizações.

Cabe destacar que o setor elétrico é uma das atividades profissionais mais perigosas do mundo, com altos índices de acidentes fatais. Para o STIU-DF, a direção da empresa precisa entender que nem tudo se trata de números e cortes. “Estamos falando de pessoas, pais e mães de família”.

Diante de todo retrocesso na negociação, a CEB não apresentou índice de reajuste para as cláusulas econômicas. Outro impasse é a prorrogação do ACT vigente por 30 dias. Conforme solicitado, a empresa deveria dar uma resposta à entidade sindical nesta quarta, o que não ocorreu. De acordo com os dirigentes sindicais, a prorrogação do ACT permite maior segurança jurídica para a empresa e à categoria no processo negocial. O sindicato manteve o pleito como consta na pauta de reivindicações da categoria.

Na próxima sexta-feira (25), o STIU-DF e a direção da CEB voltam a se reunir onde deverá ser apresentada uma proposta oficial da empresa. Desta forma, a entidade sindical convoca a categoria para assembleia geral no dia 29 de outubro, terça-feira, para apreciação e deliberação da proposta.

Fique atento e mobilizado. Unidos somos mais fortes!